TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Antiga I

Por:   •  1/11/2018  •  Resenha  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 8

HISTORIA ANTIGA I

INTRODUÇÃO

A história da civilização grega começa a se moldar por volta do século 20 a. C. Os gregos dedicaram-se a indagar sobre o ser humano, através de levantamentos filosóficos sobre os sentimentos e uma busca apurada pela perfeição artística na representação do corpo humano.

O país que hoje constitui a Grécia está localizado na Europa. No passado, as faixas ocupadas por povos de cultura grega estenderam-se pelas áreas das atuais Península Balcânica, partes da Jônia (Turquia e seus arredores) e Magna Grécia (sul da Itália).

Os gregos até hoje se chamam de helenos, denominando o seu território de “Hélade”, pois dizem ser descendentes de um antepassado comum: Helém.

Para fins didáticos, a História dos Gregos é dividida em:

  1. Período Pré-helênico, civilização cretense (ou minoica)

Sobre este período, anterior à formação da civilização cretense, não há muitas fontes documentais, pois é considerado um Período Pré-histórico;

A história da Grécia começa na Ilha de Creta – uma das maiores ilhas do Mar Mediterrâneo e fica logo abaixo da Grécia Continental – de onde vem a Civilização Cretense.

A Civilização Cretense desenvolve-se entre os séculos XX e XV a.C., com sua principal atividade o comercio, principalmente o marítimo. Eram povos festivos e considerados liberais, dando à mulher um lugar de destaque na sociedade. Eram politeístas com cultos a divindades associadas aos fenômenos da natureza (no período posterior, começaram a adorar divindades que exerciam inúmeros papeis – deuses ligados a sentimentos humanos, qualidades abstratas, etc). Viviam dominados por reis¸ conhecidos por “minos”, de onde vem o nome de “civilização minoica”. Os minos viviam no Palácio de Cnossos que era formado de labirintos, de onde vem a lenda do Minotauro, que foi morto por Teseu, herói grego da cidade de Esparta. Esse ato simboliza a tomada de Creta pelos gregos do continente e o início de um novo período histórico: O Período Micêno.

2) Período Micênico ou Pré-Homérico

Esse período é conhecido como um período de esplendor e domínio da cidade grega de Micenas sobre várias regiões vizinhas. É aqui que temos as histórias da Guerra de Troia, que foram contadas pelo poeta Homero. A importância de Homero foi tão grandiosa que o período que ele descreve, o Micênico, é conhecido, também, como “Pré-Homérico”, e o posterior, em que ele viveu, é chamado de “Período Homérico”. Homero foi o escritor de Ilíada (história de Guerra de Tróia, entre gregos e troianos, e a fúria do mais brilhante herói grego: Aquiles) e a Odisseia (Odisseu ou Ulisses – volta para sua pátria em uma viagem que dura 10 anos. Penélope, esposa de Ulisses, disse que só se casaria após fiar um longo manto, mas a noite, desmanchava tudo o que havia feito pela manhã). A sociedade descrita por Homero era uma sociedade guerreira por excelência, pois essas duas obras são epopeias (versos que cantam feitos de grandes heróis).

A cidade de Micenas dominava parte da Grécia Continental e as ilhas do Mar Egeu. Os Povos Dórios invadiram a Grécia e por dominarem a arte do ferro dominaram-na facilmente. Após essa invasão dos povos dórios inicia o Período Homérico.

3) Período Homérico

Esse período corresponde aos séculos XII ao VIII a.C. Nesse momento, temos a constituição de pequenas comunidades familiares formados por fortes laços de solidariedade: eram os Oikos. A medida em que os oikos vão crescendo, temos a construção da cidade: pólis ou póleis (plural). A partir dai, temos um novo: Período Arcaico.

4) Período Arcaico

Estende-se do século VIII ao V a. C, onde as póleis eram cidade-estado, ou seja, cada um tinha sua total independência politica em relação a outra. Embora tenham existido períodos em que algumas cidades tentaram dominar as demais, jamais houve uma união político-administrativa dos povos gregos. Cada pólis desenvolveu seu próprio sistema de governo, suas leis, seu calendário, sua moeda.

Duas póleis que se destacaram foram:

  • Esparta – polis oligárquica (governo de poucos) – o poder permaneceu nas mãos dos ricos proprietários de terras;
  • Atenas - pólis democrática (governo do povo) – devido ao enriquecimento de alguns homens com o comercio e as lutas por poder político, a pólis evoluiu para uma forma democrática de governo.

Um florescimento cultural acompanhou a prosperidade das póleis: Ex. estátuas de divindades e templos monumentais em pedra para abriga-las, a poesia lírica, filosofia pré-socrática, etc.

No final deste período, as Guerras Médicas (entre persas e gregos ocasionadas pelo desejo de expansão do povo persa) mudam o rumo da história grega, pois culmina no fim da pólis.

5) Período Clássico

Em busca de poder sobre Hélade e preparados militarmente, as cidades-estados gregas começam a guerrear no século V a.C., o que ocasionou uma verdadeira destruição da Grécia. Essas batalhas ficaram conhecidas como Guerra do Peloponeso. Esse período, entre o século V e IV a. C, é chamado de Clássico por ser considerado o auge da arte e do desenvolvimento intelectual. Era muito comum que os gregos representassem atletas masculinos nus em diferentes posturas. Apesar de todo o esplendor artístico desse período, as poleis se enfraqueceram com as guerras internas e deram brechas para serem conquistadas por um povo do norte, que os próprios gregos consideravam inferiores: os macedônios. Com a conquista da Grécia pela macedônia, acaba-se o período das póleis e inicia-se um novo período, o Helenista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com