TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Da Rússia

Artigo: A História Da Rússia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2015  •  2.597 Palavras (11 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 11

RÚSSIA

Informações Gerais

A Rússia é uma nação transcontinental cujo território ocupa uma vasta área da Ásia e da Europa. É o maior país do mundo por extensão, com uma superfície de 17.075.400 Km2, possuindo mais da oitava parte das terras firmes do planeta. Esta república semipresidencialista, formada por 83 subdivisões, tem as maiores reservas de recursos minerais e energéticos do mundo apesar de não exportar, é considerada a maior superpotência energética.

Posição Geográfica

A Rússia faz fronteira com 14 países; Noruega (167 km), a Finlândia (1313 km), Estônia, Letônia (294 km), Bielorrússia (959 km), Lituânia (227 km através do enclave de Kaliningrado), a Polônia (206 km), Ucrânia (1576 km), Geórgia (723 km), Azerbaijão (284 km), Cazaquistão (6846 km), China (3645 km), Mongólia (3441 km) e Coreia do Norte (19 km) totalizando 19533 (em 37.653) Km de fronteiras terrestes.

O país também está próximo dos Estados Unidos da América (estado do Alasca), Suécia e Japão, dos quais se separam por trechos de mar relativamente curtos (o estreito de Bering, o mar Báltico e o estreito de La Pérouse, respectivamente).

O relevo é variado dominam planícies e vales em 3/4 do território. As planícies do Leste-Europeu e da Oeste-Siberiana, divididas pelos montes Urais, são as maiores do planeta. O ponto mais elevado é o monte Elbrus, com uma altitude de 5633 m, que é também o ponto mais alto da Europa.

População

É o 9º país por população a ter 142.000.000 habitantes, mas possui uma baixa densidade populacional. Como referido na parte da História da Rússia, as sucessivas conquistas de Ivan I fizeram da Rússia um dos países com maior diversidade racial e étnica de mundo. Segundo o censo de 2002, a etnicidade da população russa apresentava-se da seguinte maneira: russos — 79,8%, tártaros — 3,8%, ucranianos — 2,0%, bashkir — 1,2%, chechenos — 0,9%. Existem muitas outras etnias como lituanos, romenos, bielorrussos. A língua oficial do país é o russo, o idioma mais falado da Eurásia.

HISTÓRIA DA RÚSSIA

História completa da Rússia

Império Russo

O Império Russo, maior império e maior estado nacional de todos os tempos em área (pois em proporção ao mundo conhecido da época, o maior foi o Império Persa) foi fundado no século XIV, com a derrota dos tártaros na batalha do rio Ugra. Sua raiz foi principado de Moscou, que liderou o processo de formação do futuro Estado russo. Expandiu-se até ao Oceano Pacífico entre os séculos XVII e XIX e foi derrubado pelas revoluções de 1917, a segunda das quais culminou no estabelecimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Geralmente o termo Império Russo é utilizado para se referir ao período de tempo da história russa que começa com a expansão iniciada por Pedro I (do Báltico ao Pacífico) até o reinado de Nicolau II da Rússia, deposto pela Revolução Russa de 1917. O Estado russo foi oficialmente nomeado Império (em russo: Росси́йская Импе́рия) de 1721 a 1917.

Moscou é a maior cidade e a capital da Rússia, e foi fundada em 1147 por Yuri Dolgoruki. Tem cerca de 12,2 milhões de habitantes na sua área metropolitana, o que a torna a maior da Europa em termos populacionais. Moscou é, além da capital administrativa do país, a capital financeira, educacional e judicial. É um exemplo de um governo centralizado numa capital. Além do poder político, é a cidade onde reside o "centro" da Igreja Ortodoxa Russa. É mundialmente conhecida pelos seus monumentos, como o Kremlin e a Catedral de São Basílio, pela Universidade Estatal de Moscou.

São Petersburgo é uma das mais belas cidades do mundo, fundada por Czar Pedro o Grande em 1703, era apenas uma fortaleza que foi chamada depois Sao Apostle Peter. Aquela nova cidade precisou de só 10 anos para tornar-se uma capital fascinante da Rússia ;São Petersburgo. São Petersburgo é a capital norte da Rússia. É a cidade de noites brancas, fenômeno que acontece no verão, onde escurece à 1 da manhã... conhecida também por Veneza do Norte, com seus inúmeros canais e pontes cortando a cidade

Pedro, o Grande (1682-1725)

Filho do 2º casamento de Aleksey Mikhylovich, Pedro I, tornou-se czar aos 17 anos e iniciou o processo de Ocidentalização da Rússia. Promoveu profundas transformações econômicas, políticas e culturais. Criou o Exército e a Marinha, fundou escolas e reestruturou o governo com ministérios. A capital foi transferida de Moscou à cidade construída São Petersburgo em 1711, e seu luxuoso palácio Peterhof, foi construído nos moldes franceses de Versailles, inspirado em Luis XIV.

Dinastia Romanov

As origens da família Romanov remontam ao séc. XIV, época em que seu patriarca, Andrey Kobyl servia na corte aos príncipes de Moscou. Ao longo do tempo, seus descendentes se fortaleceram na corte, tornando-se os principais membros da Duma (conselho real), Houveram muitos casamentos entre eles e os príncipes, até Czar Ivan se casar com Anastasiya Romanova.

Durante o reinado de Ivan, o Terrível, os Romanov firmaramseu poder, como donos de muitas terras, influência na Duma, e confiança do Czar. Após a morte de Ivan IV, assume Fiodor I, que permaneceu pouco tempo no trono e marcou o início do declínio da dinastia Ryurik no poder. Após sua morte, houve disputa entre as famílias mais poderosas do império, até que Mikhail Feodorovich foi eleito e deu início ao comando da dinastia Romanov, estabilizando o país.

O governo dos Romanov durou 3 séculos, e seu início, foi marcado pela ascenção de uma nova cultura,que emergiu da Idade Média e transformou a Rússia em uma grande potência mundial. Sua soberania só foi abalada no séc. XIX quando surgiram os primeiros movimentos revolucionários. A crise desencadeada pela insatisfação popular, culminou com a revolução de 1917, que pôs fim à monarquia russa e instaurou o sistema socialista.

Território

A capital do Império Russo foi São Petersburgo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com