TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Do Racismo No Ambiente Escolar

Por:   •  2/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  7.960 Palavras (32 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ÉDER DAGOBERTO ROCHA - 1905609

A HISTÓRIA DO RACISMO NO AMBIENTE ESCOLAR

TABATINGA – SP

2022

UNIVERSIDADE PAULISTA

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ÉDER DAGOBERTO ROCHA

A HISTÓRIA DO RACISMO NO AMBIENTE ESCOLAR

[pic 2]

TABATINGA – SP

2022

[pic 3]

RESUMO

O presente trabalho pretende analisar o processo histórico do racismo no Brasil e a aplicação da Lei n.º 10.639/03, que trata sobre o Estudo da História e da Cultura Afrobrasileira. Averiguar como são ajustadas as relações étnico-raciais no ambiente escolar, tendo o foco que precisamos reconhecer a escola como um lugar onde as diferenças raciais se mostram com mais destaque, deste modo como docentes devemos estar atentos as práticas discriminatórias, semeando uma relação de respeito e valorização das garantias legais em nossa sala de aula. O objetivo é analisar a aplicação da Lei nº 10.639/03 no ambiente escolar e verificar a sua eficácia no combate ao racismo.

Palavra-chave: racismo, preconceito escolar, Lei nº 10.639/03, história do racismo


ABSTRACT

The present work studies the historical process of racism in Brazil and the application of Law n.º 10.639/03, which deals with the Study of Afro-Brazilian History and Culture. Investigate how they are racial as ethnic-racial relations, having the focus that we must recognize how a place as a highlight racial are shown with more, in this way as schools we must be aware of discriminatory practices, sowing a consideration of respect and appreciation of legal guarantees in our classroom. The objective is to analyze the application of Law nº 10.639/03 in the environment and verify its diligence in the fight against racism.

Keywords: racism, school prejudice, Law nº 10.639/03, history of racism


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

2. MÉTODO         8

3. ANÁLISE E DISCUSSÃO         9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

APÊNDICE (SE HOUVER)                                                                                                   13

ANEXO I (SE HOUVER)        14

  1. INTRODUÇÃO

O Brasil é um país que possui uma grande variedade cultural, o que explica a existência de tantas falhas nas questões étnico-raciais. Na educação, que é o norte principal desse trabalho, as questões raciais foram, por muito tempo, caladas. No entanto, esta situação recebeu uma novo olhar desde 2003, especialmente com a introdução da Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Africana e Afro-brasileira. Essa medida é nossa reflexão da comunidade sobre raça no contexto escolar. Essa iniciativa fez nossa sociedade refletir sobre o racismo nas escolas.

A luta pela defesa do racismo em toda a nossa sociedade não é atual, Diante disso, o ensino não fugiu de ser um espaço que tratasse os afrodescendentes de maneira desigual. O tratamento discriminatório dos negros iniciou-se desde a chegada dos Portugueses ao Brasil, em que o ensino dos negros, tinham como objetivo modelar aquele povo aos costumes dos Europeus, incutindo na mente dos povos nativos a lógica da escravidão, assim, os negros foram menosprezados por nossa sociedade portuguesa. Por um longo período, foram escravizados e banalizados pela relação de superioridade e submissão de uma sociedade branca e europeia.

Já no Brasil império, não havia escolas para a população negra, tão pouco projetos governamentais que visassem o ingresso dessa parcela da população no ensino. Esse tratamento que a população negra sofria sendo menosprezada e julgada como inferior no ambiente escolar perdurou por muito tempo na história do Brasil, por diversas vezes, os docentes utilizavam a expressão “de raça” como forma a tipificar diferentes povos humanos, usando traços biológicos para separar as pessoas de forma negativa. Sendo assim, estabeleciam níveis de superioridade fundamentados em ajuizamentos racistas, excluindo-os de certa forma.

Nota-se que o preconceito sofrido pelas crianças afrodescendentes ensino fundamental e médio, traz grandes reflexos na vida adulta das crianças, bem como em toda a sociedade atual, posto que apenas 50,7% da população negra do Brasil possuem formação em cursos superiores. Se formos adentrar em especializações de grande notoriedade, como por exemplo, o curso de medicina, esse percentual cai para apenas 2,7 concluintes negros.

O racismo no ensino no Brasil, pode acarretar, ainda, em diferentes formas de preconceito no seio social, posto que a população afrodescendente tem uma remuneração 40% menor que os brancos.

No Brasil, houve a difusão da ideia de igualdade racial, posto que até o século passado, o discurso sobre igualdade humana não possuía espaço, justamente pela história degradante ao qual o homem negro foi inserido em território nacional. Hoje a luta pela igualdade racial tornou-se uma pauta de grande relevância no âmbito social, sobretudo ao que se refere na igualdade de direitos e deveres entre homens negros e brancos na Constituição Federativa do Brasil

Atualmente, notamos que o posicionamento dos docentes mudou significativamente, toda essa tipologia aplicada pelos docentes antigos, contribuiu para que o preconceito fosse extirpado das nossas escolas, uma vez que os alunos tinham o professor como exemplos de vida e acabavam repetindo tais condutas racistas, quando cresciam ensinavam o tratamento discriminatório a seus filhos, tornando o racismo um ciclo vicioso.

No entanto, não há como negar que, por vezes, a equipe docente prefere não tomar partido acerca do preconceito existente em sala de aula. Aplicam conteúdos de diversas temáticas, mas que não debatem assuntos raciais. A escola, como um todo, é a principal responsável por tornar seus alunos em cidadãos conscientes sobre a igualdade social no território brasileiro.  Porém, a omissão desses mesmos profissionais acabam dificultando o fim da conduta racista em nossa sociedade, sobretudo na interação das crianças em ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.7 Kb)   pdf (242.1 Kb)   docx (546.8 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com