TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Do Snowboard

Trabalho Escolar: A História Do Snowboard. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  2.119 Visualizações

Página 1 de 2

Apesar de ser um esporte jovem, muitos fabricantes, esportistas e desenhadores, contribuíram para seu desenvolvimento, juntamente com a influencia de outros esportes como o surf, o skate e o esqui.

Não é fácil determinar com exatidão quando o snowboard foi criado... mas não existe dúvida de que as primeiras pranchas nasceram na montanha. Tudo indica que seu inventor foi o engenheiro norteamericano Sherman Poppen, que em 1965, enquanto observava suas filhas brincando com esquis, idealizou um tipo de prancha alternativo ao que chamou de Snurfer.

Era uma tabua simples, sem fixações, e levava uma corda na ponta para ajudar a manter o equilíbrio. A Snufer foi comercializada pela Brunswick Company e obteve um êxito considerável de vendas nos anos 60 e 70. A primeira competição foi em 1968, em Michigan e foi uma descida em linha reta. Em 1969 o surfista e esquiador Dimitrije Milovich começou a desenhar pranchas utilizando além de madeira o poliéster. Nasceu a Winterstick. Na década de 70 aconteceu uma verdadeira explosão de tecnologia. Tom Sims e Jake Burton começaram a redesenhar as pranchas, cada um fundando sua própria empresa, e várias outras iniciativas em menor escala trouxeram ao esporte inovações como a fibra de vidro, o carbono e o alumínio. Conseguiram pranchas mais leves, resistentes e que ajudaram aos apaixonados pelo esporte a alcançar uma melhor performance sobre a neve. Outro importante aporte foi feito por Jeff Grell, que construiu a primeira fixação.

Na década de 80 o snowboard começou a ter um desenvolvimento mais acelerado, era considerado moda e muitos começaram a praticar este esporte. Com o renascimento de los skatistas, que levaram sua paixão às ladeiras no inverno, as estações de esqui lotaram e deram as boas vindas ao snowboard. Com uma mudança na estrutura da prancha, que retira a placa de metal de uma Winterstick, começa a pratica do Freeride. Em 1987 acontece o primeiro Campeonato Mundial em Brechenridge (EUA) e Saint Moritz (Suiça).

Já nos anos 90 os praticantes do snowboard eram milhares, e podemos dizer que se converte em um êxito em todas as estações de esqui. Sua chegada ao grande público, a utilização de novos materiais, a proliferação das grandes marcas e a maturidade como disciplina profissional fazem com que alcance seu ponto mais alto. Em 1998, nas Olimpíadas de Nagano (Japão), passou a ser considerado um esporte olímpico.

Estreia Olímpica

O snowboard masculino e feminino fez sua estreia Olímpica nos Jogos de Nagano 1998 com as competições de slalom gigante e halfpipe. A disciplina provou ser um sucesso instantâneo e retornou a Salt Lake City com as competições de slalom gigante paralelo e de halfpipe. Em Turim 2006, o snowboard cross teve sua estréia.

Campeonato Brasileiro

O Brasil realiza, desde 1995, o Campeonato Brasileiro de Snowboard. A competição é realizada geralmente em julho, em Valle Nevado, no Chile.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com