TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Psicologia

Por:   •  31/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo dirigido LCF outra introdução

História da Psicologia

Autor: Luiz Claudio Figueiredo e Pedro Luiz Ribeiro de Santi

Texto:

FIGUEIREDO, L. C. e SANTI, P. L. R. Pré condições socioculturais para o aparecimento da Psicologia como ciência no século XIX. In: ______ Psicologia: uma nova introdução. São Paulo: Educ, 2004. (p. 18-44)

1) O que os autores querem dizer quando afirma que “ter uma experiência subjetiva privatizada” (p.18) é algo fácil e nítido de percebermos? Explique.

2) De acordo com os historiadores (p.19) as irrupções (erupções, aparecimento) da experiência subjetiva privatizada ocorre em momentos de crise social, de desagregação de velhas tradições. Explique por que estes momentos levam o homem a um movimento voltado para sua interioridade.

3) Na p. 22 os autores afirmam que “a crença na liberdade dos homens é um dos elementos básicos da democracia e da sociedade de consumo”

4) Os autores apontam que no Renascimento, o homem experimentou uma condição de desamparo. (p. 23 e 24). Por que isso ocorreu?

5) Além do desamparo, mencionam como consequência das ideias renascentistas a “sensação de liberdade”. Qual a relação dessas consequências para constituição da ciência moderna e do humanismo moderno? O que ocorre na relação do homem com sua crença em Deus e com o sagrado?

6) Por que os autores consideram importante o surgimento da imprensa? O que ela possibilitou ao indivíduo?

7) Na p. 27, os autores dizem que a descrença cética dos homens, ou seja, o sentimento de que qualquer impressão sobre o mundo pode ser enganosa, produziu relações racionalistas e empiristas. Eles apontam, na p. 29 que entre esse embate surge a figura de Descartes (fundador do racionalismo). Quais as principais ideias ou instrumento utilizado por Descartes? Qual era sua intenção? Como nasce sua famosa frase “Penso, logo existo”?

8) Qual a diferença entre o pensamento de Descartes e Francis Bacon em relação à liberdade na construção do conhecimento? Por que Bacon é considerado fundador do empirismo?

9) Na página 32, os autores afirmam que tanto o racionalismo de Descartes como o empirismo de Bacon serão questionados por ideias de iluministas. (Hume e Kant). Quais os principais questionamentos de Hume e Kant apresentados na p. 33?

10) Niestzsche é apresentado como um dos representantes principais do romantismo. Como ele entende o eu e o sujeito? O que ele pretendeu em seu procedimento de genealogia? Qual lugar de nossas crenças e valores? Qual sua função? Qual função da ilusão na vida do homem?

11) Na p. 39 afirmam que o sistema mercantil desenvolveu enquanto sistema econômico e social que carrega conflitos e transformações e aprofundou a experiência da subjetividade privatizada. Eles contam que antigamente nos clãs e nas comunidades funcionavam com base nas trocas (se eu produzia batatas, trocava por cenouras, feijão e arroz), mas isso mudou quando a economia de mercado passou a predominar. Na p.40 apresenta o que a economia de mercado criou. Explique

12) Os autores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com