TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Pensamento Político Clássico e Moderno

Por:   •  7/12/2022  •  Exam  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: História

Disciplina: História do Pensamento Político Clássico e Moderno

Prof.

Prova – AC3 – 2º semestre 2022

Acadêmico: Arnaldo dos Reis Inácio

Período: 22/11/2022 a 28/11/2022

QUESTÃO DISCURSIVA 1 (2,50 pontos)

Descreva o conceito de burocracia moderna na perspectiva do teórico alemão Max Weber (1864-1920). Na mesma questão, relacione a ideia de burocracia com o contexto histórico de Weber (formação do Estado-nacional na Alemanha).

R: Para Weber a Burocracia é uma condição importantíssima para o desenvolvimento de uma nação, sendo indispensável para o funcionamento do Estado, a partir dela deve gerir serviços públicos e todas as atividades econômicas particulares, para tal, a burocracia deve se estruturar muito bem para seu funcionamento, o burocrata por exemplo, deve haver separação entre o cargo ocupado e sua vida pessoal, regras de condutas devem ser rígidas e regras escritas devem ser claras para o entendimento de todos sobre o papel da burocracia.

No período de mudanças no mundo de Weber, a formação do Estado Alemão, vai ser importante sua visão sobre a burocracia, o ‘’acordo’’ entre nobreza e burguesia para a transformação das estruturas do estado para assegurar as benesses para todos os envolvidos com o Estado Alemão recém-criado, dever-se-ia criar uma estrutura forte e organizada para o funcionamento estatal. Com essa configuração a burocracia deveria ser de fácil entendimento para os envolvidos e auxiliaria a condução do recém-criado Império Alemão.

QUESTÃO DISCURSIVA 2 (5,00 pontos)

Hannah Arendt (1906-75) filósofa alemã de origem judaica dedicou seus escritos teóricos ao principal problema político do seu tempo: o totalitarismo. Dentre suas obras publicadas, pode-se destacar as Origens do Totalitarismo (1951) e Eichmann em Jerusalém (1963). Sobre o pensamento de Hannah Arendt:

a. Explique a relação entre o Totalitarismo e Ideologia.

R: Para Arendt o Totalitarismo tem controle total da vida publica e da vida privada de seus cidadãos, onde cada passo é vigiado, e se contrário aos ditames: punido. A ideologia é utilizada para reforçar esse controle da vida, pois os regimes totalitários em geral concentram em uma figura central o poder e deveres do Estado, que através de propaganda permeiam o imaginário dos cidadãos, por exemplo, seu vizinho sabe que você é contrário ao regime instaurado? Com isso você deve ficar atento, pois pode ser denunciado as autoridades e preso, a ideologia busca assegurar então o controle social pelo Estado Totalitário.

b. O que é o fenômeno da Banalidade do Mal apresentado por Arendt?

R: A banalidade do mal é a (falta) capacidade de cidadãos comuns de não pensar nas consequências de suas ações, no julgamento de Eichmann, em Jerusalém, Arendt o via como um burocrata incapaz de questionar suas ordens e não como um ser doentio ou perverso, pois em um momento de movimento de manada, ele apenas seguiu essa onda, apenas seguiu as leis vigentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com