TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História e Historiografia Antiga

Por:   •  19/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

RELATÓRIO REFERENTE A XXV SEMANA  DE HISTÓRIA

VANESSA HEIDMANN

PROFESSOR WILSON DE OLIVEIRA NETO

História e Historiografia Antiga

132/1

Joinville – SC

2019

VANESSA HEIDMANN

RELATÓRIO REFERENTE A XXV SEMANA DA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE

Relatório referente a XXV semana acadêmica de História da Universidade da Região de Joinville – Univille, para a disciplina Historia e Historiografia Antiga ministrada pelo Professor Wilson de Oliveira Neto.

                                                                 Joinville/SC

2019

LISTA DE FIGURAS

 

Figura 1: Colóquio com os egressos do curso de História da Univille

SUMÁRIO

LISTA DE FIGURAS ………………………………………………………………..3

INTRODUÇÃO ………………………………………………………………………5

1.1 Introdução ..................….............................………….......................……………..5

1.2 Desenvolvimento …………………………………………………………………..6

1.3 Conclusão …………………………………………………………………………..8

REFERÊNCIAS ……………………………………………………………………….9

INTRODUÇÃO

1.1 Introdução

A XXV semana acadêmica de história da Universidade da Região de Joinville – Univille, aconteceu entre o dia três ao dia sete de junho de 2019. Historicamente, o evento se consolidou como um espaço de discussão acadêmica entre professores, estudantes e egressos do curso de história, assim como entre profissionais que atuam em museus, arquivos e outros espaços de memória de Joinville e região. Neste ano o evento teve como tema “O ofício do profissional de História: temas emergentes”. A partir dele, o objetivo era estimular o debate histórico e historiográfico a respeito de questões contemporâneas que tem desafiado os historiadores, nomeadamente, o revisionismo e negaciosismo em história, o ataque as discussões de gênero, as disputas pela memória e a  vigilância da prática docente de história na educação básica. O evento é gratuito e aberto ao público acadêmico e não acadêmico. Ao decorrer da semana tivemos conferências, palestras, minicurso e comunicações científicas.

1.2 Desenvolvimento

No dia três, na palestra de abertura contamos com o discurso da Professora e Doutora Ilanil Coelho, e as apresentações culturais de dois egressos do curso, Marina Passos e Gustavo Nart. Logo em seguida tivemos a palestra do Professor e Doutor Durval Muniz de Albuquerque (UEPB) Falando um pouco sobre o tema da semana. O professor frisou a importância da profissão e da carga social que ela carrega, discorrendo sobre conceitos. A palestra se deu início as 19:00 horas, e, seguindo a programação, ao término foi aberto para perguntas ao professor. Seguindo, no dia quatro, tivemos a presença da Professora e Doutora Cristina Bereta da Silva (UDESC) com um tema cujo o objetivo era estimular o debate sobre os tempos difíceis no âmbito: “Ensino de História em tempos difíceis ou o difícil ensino de História?”. Dando ênfase na produção de livros didáticos e o uso deles em sala de aula. O livro didático é um material que se bem utilizado pode ser um grande apoio ao professor e ao aluno, não podemos é transformá-lo em nossa única fonte de estudos e pesquisas, e acreditar que seu conteúdo fosse imutável. No terceiro dia da semana acadêmica, no dia cinco de junho, tivemos diversas  apresentações de comunicações científicas com a oportunidade de conhecer um pouco sobre os projetos que acontecem na comunidade acadêmica, sendo assim dando o poder de escolha ao acadêmico a qual apresentação participar. No mesmo dia tivemos também um minicurso com o pessoal do MPL (Movimento Passe Livre) com o tema lembrando da importância das lutas sociais: “A história das lutas sociais pelo direito à cidade: diálogos com o MPL.” O minicurso aconteceu na sala A-209, falamos um pouco sobre a história do movimento e as dificuldades da população, enfrentadas dia a dia no transporte público.

Dando continuidade, quero dar uma atenção especial ao dia seis de Junho, pois na programação tínhamos um colóquio com a presença de egressos do curso, com o tema “O ofício do profissional de história: relatos de experiência”, os egressos eram: Dilney Fermino Cunha (Arquivo histórico de Joinville), Fernanda Ozório da Conceição (Volo filmes & Fotografia) e o Professor Pedro Romão Mickucz (Escola Municipal João Bernardino da Silveira Junior e Programa Residência Pedagógica). Esses três nos deram uma palestra incrível falando sobre as dificuldades de ser professor no âmbito geral, mas frisando a importância dessa escolha de profissão e a carga social que ela carrega. Os egressos Dilney e Fernanda não exercem mais a profissão em escolas, mas o egresso Professor Pedro Romão segue ativo desde 2012, na Escola Municipal João Bernardino da Silveira Júnior, localizada no bairro João Costa em Joinville – SC, por estar ativo na profissão e ter um método de ensino que surpreende muitos, gostaria de frisar a importância de uma educação de qualidade em instituições públicas. A educação no Brasil está defasada, inúmeros agravantes que são resultados direto do que acontece na estrutura educacional brasileira, pois praticamente todos os docentes que atuam na educação recebem baixos salários, professores frustrados que não exercem com profissionalismo ou também esbarram nas dificuldades diárias da realidade escolar, além dos pais que não participam da educação do filho. Diante desses fatos, quero dar ênfase a apresentação do Professor Pedro Romão, que nos mostrou um pouco do seu trabalho e relembrou a importância de tal profissão para a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (217.1 Kb)   docx (180.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com