TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS EPÍSTOLAS PASTORAIS

Por:   •  14/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  942 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: ANDERSON FALCÃO

Disciplina: Novo Testamento II

A IMPORTÂNCIA DAS EPÍSTOLAS PASTORAIS

        Diferente das outras cartas do apóstolo Paulo, as epístolas pastorais não são de cunho teológico, mas sim pessoais. Instruções para situações históricas reais de duas igrejas que estavam sob os cuidados de Tito e Timóteo. Essas cartas possuem princípios que podem ser usados em igrejas de qualquer época e lugar.

        Na primeira epístola a Timóteo, Paulo trata da necessidade de promover a sã doutrina, combater as heresias; fala também da maneira ordenada para a adoração pública, através da organização do culto e instrui Timóteo a ser um exemplo de ministro perante a igreja, tanto moralmente, quanto espiritualmente.

        A segunda carta a Timóteo, o apóstolo Paulo escreve para o jovem de amigo para amigo, o encorajando em relação a vida, preparando-o para uma crise vindoura, e também o instruindo a ter paciência no sofrimento.

        À Tito, o apóstolo encoraja-o a cumprir a tarefa que Paulo deixou para ele realizar na Ilha de Creta. O combate à falsos e como proceder diante deles foi um assunto também abordado nesta epístola; assim como a necessidade de doutrinamento da Igreja com sãos ensinamentos. A designação dos líderes da Igreja, e o aconselhamento e de como se trabalhar com diversos grupos sociais, foram assuntos também tratados nesta epístola.

CONCLUSÃO:

        As riquezas que possuem ambas as epístolas, são ensinamentos que serviram para a aplicação no contexto que os ministros Timóteo e Tito vivenciavam, mas que também nos sãos úteis para os dias atuais. Se conseguirmos seguir esses ensinamentos, poderíamos com a ajuda do Espírito Santo, mudar muitas coisas no nosso contexto eclesiástico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com