TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03

2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

2.1 O QUE É PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO................................................................04

2.2 CONSTRUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO.......................05

2.2 IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA A INSTITUIÇÃO.................06

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................07

REFERÊNCIAS..........................................................................................................08

1 INTRODUÇÃO

O Projeto político pedagógico surgiu com o interesse de inovar o meio escolar possibilitando as escolas uma organização e buscando aprimorar sua visão global, coletiva e própria.

O objetivo deste estudo é mostrar a importância do projeto pedagógico para cada escola sendo que este mesmo é único e singular para a instituição, pois abordará a identidade de cada uma no particular.

Necessário é neste momento entendermos o que é de fato um PPP e sua estrutura, bem como sua organização e importância para o trabalho de uma equipe escolar.

Tanto o processo de construção como o processo de aplicação do projeto ocorre coletivamente, pois os envolvidos no processo de educação é quem pode garantir e realizar o processo de forma eficaz, na busca de melhorar como um todo à qualidade de ensino.

Partindo também do ponto de visto que todo projeto político pedagógico deverá seguir as leis das diretrizes e bases da educação nacionais, cabe a escola definir sua proposta e aprova-la, sabendo que a alvo deverá ser sempre o aluno, preocupando-se também em efetivar comunicações com comunidade local para que ocorra transformação e melhora na sociedade em que vive.

Ao realizar este trabalho pude destacar as necessidades que há de toda escola possuir seu projeto em busca de satisfazer as necessidades exigidas por seus alunos assim como professores e funcionários. Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

2.1 O QUE É UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO(PPP)

Segundo Nilbo Nogueira a palavra projeto originou-se do latim projectu, lançado para diante e se refere a ideia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro: plano, intento, desígnio. Empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema.

Para André, o Projeto Político Pedagógico deve “expressar a reflexão e o trabalho realizado em conjunto por todos os profissionais da escola, no sentido de atender as diretrizes do sistema nacional de educação bem como as necessidades locais e especificas da clientela da escola.”

Todo projeto pedagógico é entendido como instrumento que pode organizar o meio escolar apresentando uma forma de pensar e a identidade uma escola, sendo um processo que está sempre em construção e reconstrução.

Para Vasconcelos, o Projeto Político Pedagógico:

[...] é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de forma refletida, consciente, sistematizada,orgânica e, o que é essencial, participativa. E uma metodologia de trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agente da instituição.

Na visão de Ilma.:

[...] o projeto pedagógico não é um conjunto de planos e projetos de professores, nem somente um documento que trata das diretrizes pedagógicas da instituição educativa, mas um produto especifico que reflete a realidade da escola, situada em um contexto mais amplo que a influência e que pode ser por ela influenciado.

O projeto pedagógico é uma forma de modificar em totalidade toda a instituição trazendo para o perfil da comunidade escolar novos aspectos teóricos e metodológicos com a ajuda de uma equipe que seja disponível para uma reflexão em formar cidadãos responsáveis e participativos, criativo e críticos.

2.2 CONSTRUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO(PPP)

A formação de um projeto pedagógico deve seguir as orientações existentes na lei das Diretrizes e Bases da Educação conforme lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, ela garante que as instituições terão que elaborar e executar sua proposta com clareza.

A lei ainda em seu art. 13 informa que professores deverão participar da elaboração da proposta, bem como cumprir plano de trabalho seguindo o objetivo da escola zelando pelo aprendizado do aluno e se preciso realizar estratégias para recuperação do aluno de menor rendimento.

Todo esse processo de construção e elaboração é algo coletivo, preocupa-se em organizar o trabalho pedagógico, superando muitas vezes os conflitos existentes e a competitividade. Para que ele ocorra se faz necessário também organizar a escola como um todo e a sala de aula.

O projeto deve estar comprometido em resolver problemas da educação e do ensino interessando-se na maioria da população.

Xavier e Sobrinho(1999) sugere a estrutura do planejamento como: grupo de sistematização do plano de desenvolvimento da escola, comitê estratégico, coordenador de plano de desenvolvimento da escola,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com