TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia da Observação e Projeto

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 4

1.INTRODUÇÃO: A importância da preservação da natureza é um assunto muito discutido atualmente. É fundamental para o futuro da humanidade a conscientização com educação ecológica nas escolas para formar cidadãos despertos da problemática ambiental.

Este trabalho tem como objetivo caracterizar um ambiente não escolar e sua influência direta no aprendizado do educando. Com esse intento foi um local, ao qual atende o requisito solicitado. O local escolhido e aqui apresentado é o Aquário de Ubatuba.

2. OBJETIVOS

2

.1 OBJETIVOS GERAIS: Identificar os aspectos do ambiente não escolar escolhido para contribuir em uma aprendizagem mais significativa dos alunos.

2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS:

Ampliar a visão dos alunos no campo da biologia e oceanografia.

Mostrar novos campos de estudo e trabalho na biologia e oceanografia.

Incentivar a preservação do meio ambiente.

Expor alternativas de aprendizagem em um ambiente dinâmico e deslumbrante

3. DESENVOLVIMENTO:

3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Grande parte da população mundial está situada em cidades costeiras ou próximas ao mar, tornando vital para sociedade o conhecimento científico e o resguardo dos pélagos.

"O equilíbrio dos ecossistemas costeiros está associado diretamente à cadeia alimentar e ao ciclo dos nutrientes. Assim também como os representantes da fauna e da flora...

A importância dos recifes baseia-se principalmente na grande biodiversidade, tanto de animais quanto de vegetais. Muitos organismos vivem direta ou indiretamente dos ecossistemas recifais, utilizando-os principalmente como áreas de reprodução, alimentação e refúgio. Os ecossistemas recifais possuem alta diversidade biológica, sendo o número de espécies existentes semelhante quando comparado ao das florestas tropicais. Existem espécies permanentes que passam todo o ciclo de vida junto a estas áreas, além de outras ocasionais e oportunistas que utilizam os recifes para reprodução e alimentação." (Monica Dorigo Correia Hilda Helena Sovierzoski-2005, pag. 11 e 17).

A ação do homem vem modificando e destruindo a vida nos oceanos, sua proteção é fundamental para humanidade. De acordo com o coordenador do curso de oceanologia da Universidade Federal de Rio Grande (Furg) José Luiz Azevedo: "Os oceanos tem uma grande importância ecológica, econômica, política e sociocultural." (Agência Brasil).

Visando informar a importância da preservação do ambiente marinho e ensinar sobre sobre a relevância da fauna e flora dos oceanos aos discentes, deve-se conscientizar os jovens. "A educação capacita as pessoas com conhecimento, habilidades e a confiança que precisam para construir um futuro melhor." (UNESCO).

A interação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com