TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Independencia colombiana

Por:   •  1/3/2017  •  Resenha  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  2.499 Visualizações

Página 1 de 2

A independência da Colômbia foi proclamada em 1811, graças ao génio militar e político de Bolívar, só em 1819 foi criada a República da Colômbia.

Logo após a morte de Bolívar (1830), a Grande Colômbia desfez-se com a independência do Equador e da Venezuela e em 1903 do Panamá.

No ano de 1948, houve o assassinato de um líder liberal o que gerou distúrbios em Bogotá que se espalharam pelo país, resultando em milhares de mortes. Com isso tanto os liberais quanto os conservadores decidiram fazer um compartilhamento do poder.

No entanto os ex-combatentes liberais instituíram as Forças Armadas da Colômbia (Farc), em 1964. Nos anos seguintes foram fundadas outras organizações como, por exemplo: Exército de Libertação Nacional (ELN) e o Movimento revolucionário 19 de abril (M-19), o que resulto na expansão da guerra civil. Na década de 80, começou uma vasta produção de cocaína. A Colômbia atualmente é responsável por 79% da produção mundial de cocaína.

Por que motivo:

No século xiii, na espanha, ocupada por napoleão, foram organizadas juntas de governo ,com o objetivo de coordenar a resistência ao invasor e exereser o poder na ausência do rei.

Essa forma de organização estendeu-se as colônias da américa espanhola. Com a insatisfação a exploração colonial, surgiram vários movimentos separatistas.

Quando e como

Na Venezuela e na Colômbia a perseguição política praticada pelos espanhóis foi tamanha, que os criollos viram no governo de Angostura uma nova possibilidade de libertação, e se aliaram a Bolívar, militar e político. Além disso, Bolívar passou a defender o saque às terras dos chapetones, durante as batalhas, e o fim da escravidão, fatos que atraíram muitos mestiços e indígenas para sua causa.

Dessa forma, Bolívar conseguiu unir colombianos e venezuelanos, tanto criollos quanto trabalhadores, na formação de um poderoso exército contra os espanhóis. Em 1811, Simón Bolívar, proclamou a independência da então Nova Granada. Mas somente em 1819, quando ocorreu o Congresso de Cúcuta que proclamaram a formação da Grã-Colômbia.

Gra-colombia

Em novembro de 1821, o Panamá se tornou independente e se uniu à Grã-Colômbia. Em maio de 1822, Bolívar e Antonio José de Sucre, contando com o apoio de tropas enviadas por San Martín, conseguiram libertar Quito, o que permitiu que também o Equador fosse anexado à Grã-Colômbia.

Mas tal cooperação se tornava, com a passar do tempo, impossível. As diferenças regionais e os interesses das elites eram irreconciliáveis.

Bolívar faleceu em dezembro de 1830, antes de ver a desintegração da Grã-Colômbia,que somente em 1886 recebeu o nome de Colômbia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com