TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LICENCIATURA EM ARTES

Por:   •  1/11/2017  •  Dissertação  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

LICENCIATURA EM ARTES

                   

Disciplina:

ANTROPOLOGIA

Tutor:

EVERTON LUÍS SANCHES

RA:

1133262

Aluno(a):

 SANDRA JULIANA DOS SANTOS

Turma:

Unidade:

 UNIDADE 4 – 1º semester/2016

DIRETAS JÁ

Diretas Já foi um movimento político democrático onde houve uma imensa participação e mobilidade da população e ocorreu no ano de 1984.

Esse impulso e explosão democrática por assim dizer tiveram início em 1979, quando o regime militar passou a permitir o retorno das liberdades democráticas no país, assim, novos grupos e outros que já idealizavam se unir e faziam parte de uma maioria passaram a ter maior expressão política, por outro lado, também marcavam um atípico processo de fragmentação político-partidária. Nos três anos que se seguiram houve articulações políticas que levaram esses novos partidos a disputarem eleições para os governos estaduais e cargos legislativos.

Membros de oposição da Câmara dos Deputados acabaram por tentar articular uma lei que instituísse o voto direto na escolha do sucessor do presidente João Batista Figueiredo e em 1983, essa movimentação tomou a forma de um projeto de lei elaborado pelo deputado Dante de Oliveira, que apoiava a eleição direta para a presidência da república. Em pouco tempo vários grupos influentes na política estavam engajados nessa ideia, como apresenta a história, os famosos partidos PMDB, PT e PDT, organizaram grandes comícios para o cargo de presidente.

É importante considerar já se estava em um período em que os meios de comunicação tinham grande influência sobre as massas e as informações já viajavam com muito mais velocidades que nas décadas anteriores, por isso a repercussão a essas manifestações foram intensas e assim se transformou nas “Diretas Já”.

Reconhecida como uma das maiores manifestações populares já ocorridas no país, as “Diretas Já!” foram marcadas por enormes comícios onde figuras perseguidas pela ditadura militar, membros da classe artística, intelectuais e representantes de outros movimentos militavam pela aprovação do projeto de lei. Em janeiro de 1984, cerca de 300.000 pessoas se reuniram na Praça da Sé, em São Paulo. Três meses depois, um milhão de cidadãos tomou o Rio de Janeiro. Algumas semanas depois, cerca de 1,7 milhões de pessoas se mobilizaram em São Paulo. (http://brasilescola.uol.com.br/historiab/direta-ja.htm- acesso em 04/04/2016).

        Pessoas famosas e de grande influência política participaram dessa grande manifestação; Franco Montoro, Fernando Henrique Cardoso, Tancredo Neves, Ulysses Guimarães, José Serra, Mário Covas, Teotônio Vilela, Eduardo Suplicy, Leonel Brizola, Luís Inácio Lula da Silva, Miguel Arraes, entre outros.

        Em 25 de abril de 1984, a emenda constitucional das eleições diretas foi colocada em votação. Porém, para a desilusão do povo brasileiro, ela não foi aprovada.

        Em 15 de janeiro de 1985, ocorreram eleições indiretas e Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil. Porém, em função de uma doença, Tancredo faleceu antes de assumir o cargo, sendo que o vice, José Sarney, tornou-se o primeiro presidente civil após o regime de Ditadura Militar (1964-1985).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (887.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com