TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

Por:   •  9/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s):

Esdra Regina RA 1621654

RA

RA

RA

RA

RA

POLO Várzea Paulista

2016

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Esdra Regina Ferreira Simonato– RA 1621654

Polo de Várzea Paulista

2016

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Em comunicação e expressão deparou-se com a importância da linguagem e sua multiforme manifestação, desde simples gestos até complexos textos científicos. Com essa disciplina foi possível ampliar os conhecimentos e vivências de comunicação e de novas leituras do mundo, por meio da relação texto/contexto que propiciou a compreensão e valorização das linguagens utilizadas nas sociedades atuais e de seu papel na produção de conhecimento. Aprendeu-se mais profundamente sobre conhecimentos léxicos, fonéticos, morfológicos, sintáticos e semânticos, assim como intertextualidade, implícita ou explícita; figuras de linguagem: metáforas e metonímias; procedimentos argumentativos e seus procedimentos, como também gêneros textuais: artigos de opinião, resenhas e divulgações científicas.

” A linguagem é fundamental para se discutir a questão de como se dá o conhecimento e de que maneira se conhece o mundo ” Ibrahim e Vilhena (2014).

CIÊNCIAS SOCIAIS

A sociologia, como ciência, surge somente no século XIX, com a Revolução Industrial. Ela se desenvolve juntamente com o capitalismo e busca compreender as transformações sociais provocadas pela formação da classe operária e pelo crescente processo de industrialização. Surge em um contexto social marcado pelo cientificismo do poder exclusivo da razão para compreender a realidade. Enquanto Karl Marx examina a sociedade levando em consideração as relações sociais estabelecidas no modo de produção, Durkheim pressupõe que exista entre os fatos sociais uma natureza coletiva que se impõem sobre as vontades individuais.

Com a globalização econômica houve uma incorporação de novas tecnologias pelas empresas as quais trouxeram redução de custos, mas ampliaram o desemprego em vários países do mundo. Fronteiras geográficas se comunicam, produções são realizadas em solos distintos da matriz, há uma flexibilização do processo de produção e o fascínio pelas mercadorias alimenta a globalização dos mercados. A explosão populacional urbana provocada pelo êxodo rural acelerado e a exclusão social provocada pelo desemprego e pela falta de perspectivas culturais fornecem a base social para a criminalidade urbana. Nos países onde funcionam mal os mecanismos de controle social, político e jurídico, havendo grandes desigualdades econômicas, assim como nos países ricos, os índices de violência aumentam. Ianni (1994) afirma, “ A transformação local é tanto uma parte da globalização quanto a extensão lateral das conexões sociais através do tempo e espaço. ”

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO

Nesta matéria desenvolveram-se os conceitos “observação” e “projeto”, desde a forma mais singela até a científica, em como delimitar o observado, sem perder o foco com a multiplicidade, elaborar técnicas e coleta de dados atendendo às características e aos tipos de observação. Através das atividades 1 e 2, observou-se mais de perto os ambientes educativos escolares e não escolares (teatros, campos de futebol, museus, bibliotecas, parques, etc.) onde a educação se faz presente de forma distinta. Elaborou-se um relato de observação e um projeto pedagógico interdisciplinar que integrasse a escola a um ambiente educativo não escolar com finalidade pedagógica e para efetiva prática dos conteúdos teóricos das disciplinas integrantes. Como nos expõe Japi Assú (1976), “a interdisciplinaridade se caracteriza pela intensidade das trocas entre as disciplinas, no interior de um projeto” que conduzem a “interações onde existem certas reciprocidades nos intercâmbios” que resultam em um enriquecimento de cada disciplina ao final do processo interativo. Neste propósito, buscou-se formular um aprendizado holístico, trazendo um conhecimento significativo aos alunos, tanto de ordem didática, como social.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

Nesta disciplina viram-se os processos de desenvolvimento e aprendizagens do ser humano desde a tenra idade através dos estudos de Piaget, Vygotsky e Wallon, sendo que cada qual parte de um pressuposto distinto. Piaget observou a construção do conhecimento pelo indivíduo através das interações deste com o meio ambiente, teoria construtivista-interacionista. Já Vygotsky, calcado no materialismo histórico e dialético aprofundou os estudos na evolução do psiquismo através de uma perspectiva sociocultural e histórica, enquanto Wallon buscou na psicogênese do indivíduo completo caracterizar o comportamento deste desde o nascimento até a vida adulta.

Baseado nestas informações, os docentes estão mais aptos a desenvolver os conteúdos e atividades didáticas segundo as capacitações e limitações dos alunos, como nos reforça Pereira (2012) “importa que o professor conheça esse aluno e a fase mental em que se encontra. ”

ARTES VISUAIS NA HISTÓRIA ANTIGA

Esta matéria relata o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com