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AS ARTES VISUAIS LICENCIATURA

Por:   •  10/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  261 Visualizações

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DISCIPLINA: Educação Patrimonial e Museologia/Curadoria/Ação Educativa

TUTOR (A): LEANDRO HENRIQUE SIENA

ATIVIDADE (PORTIFÓLIO) – 6ª Semana

TEMA: Desvendando Varjota

FRANCISCO CÂNDIDO ALBUQUERQUE MENDES – RA 8041652

ARTES VISUAIS LICENCIATURA

SOBRAL – CE

2018

Desvendando Varjota

Tendo uma história recente, sendo uma cidade jovem com apenas 33 anos de existência, a cidade formando-se inicialmente pela necessidade de alojar os milhares de trabalhadores da obra do açude Araras, conhecidos como cassacos e alguns moradores da extinta Vila Varjota, em 02 dezembro do ano de 1952, deu-se o início a construção do imponente Açude Araras, na época o maior do Nordeste, concluída em 1958, o Açude Araras quase atingiu a sua capacidade máxima, em 1960 totalmente cheio a Vila Varjota submergindo tragado pelas águas ficando a vários metros de profundidade.

A partir deste fato houve a transferência da população para uma nova vila chamada Piçarreira, por volta de 1964, esse fato contribuiu para um rápido desenvolvimento da cidade. Foi erguido uma capela da Padroeira Sant’Ana, entre algumas dezenas de casas ocupadas pelos cassacos, e a população foi então formando um aglomerado de casas e comércios, dando assim início ao município de Varjota, que hoje tem 17.523 habitantes. Estando ainda em desenvolvendo uma identidade cultural, já tendo alguns exemplos de patrimônios culturais que são reconhecidos pela população e também pelos órgãos competentes, a SECUT (Secretária de Cultura do Município de Varjota) através do projeto: Cassacos - A força da nossa história, vem desenvolvendo no município, através do Plano Municipal de Cultura, que tem como objetivo primário a preservação da história e da memória de nossa cidade, foi realizado “O Seminário de História e Memória sobre Varjota” e uma cerimônia de entrega da Comenda Cassaco, um título de honraria na qual, cerca de 120 Cassacos e familiares foram homenageados, preservando e valorizando assim a memória de nosso município.

Tendo também Sítio Arqueológico ainda não mapeado pelo IPHAM (Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional), conhecido pela população como “Pedra do Índio” que traz inúmeras gravuras rupestres, em geral, quando visualizando os exemplares de arte rupestre encontrados em sítios arqueológicos, sempre estão retratando motivos de feição naturalista ou geométrica, onde observando a presença constante de seres humanos e animais, são costumeiramente representados de maneira isolada ou realizando algum tipo de ação coletiva, entre outros temas, a predominância da cor vermelha em todos os motivos com pouca variação de tonalidade, sempre confeccionados com terra e madeiras vermelhas, o aglutinante possível foi o cactos que é abundante no local.

Entre os animais representados, temos uma predominância daqueles que serviam como alimento ou ameaçando de algum modo o espaço habitado pelos moradores ancestrais. Inicialmente, podendo analisar que essa espécie de manifestação artística, evidencia uma clara intenção do homem que aqui habitava, em registrar as situações que integravam a sua rotina e seu meio. Ao mesmo tempo, tendo motivos geométricos como círculos, pontos, elipse helicoidal, quadrados e espirais demonstrando uma faceta complexa e misteriosa dessa arte ancestral.

Pedra do Índio

Cassacos

Desvendando Varjota – Plano de Ensino

Devendo conduzir um diálogo aberto de maneira fluida e dinâmica, usando princípios da abordagem triangular, conduzindo os educandos ao empoderamento da informação acerca dos patrimônios abordados, e da importância de uma identidade cultural. Tendo de desenvolver nos alunos uma formação autônoma do conceito de patrimônio. Não podendo ensinar cultura, porem deve guiar o educando para despertar seu potencial de participação criativa, integrando-o a uma abordagem mais democrática, onde seus saberes iram guiar os temas abordados durante o diálogo aberto, este tipo de abordagem acaba criando um vínculo entre o aluno e o bem cultural.

Conduzindo o dialogo pelas facetas da história local, inserindo os educandos no contexto ou em uma visão diferente do que eles já conheciam como corriqueiro, os mesmos reconhecendo pessoas, lugares e assim vão se empoderando do bem cultural e despertando novos questionamentos sobre o assunto abordado.

É responsabilidade do educador a competência de ser desenvolvida pelos alunos ao proporcionando a interpretação, a manipulação, a experimentação e a produção de trabalhos artísticos que envolvendo o seu saber cultural, o artesanato, a manifestação popular cultural e os fazeres da arte. Possibilitando a descoberta das habilidades e dos novos conhecimentos, reforçando o seu caráter e sua identidade individual e coletiva.

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – Sítio Arqueológico

Pintura Rupestre

Duração ou Período: 02 aulas e 01 Visita Supervisionada

Eixo Estruturante ou

Área temática

Objetivos específicos

Recursos utilizados

  1. A arte rupestre sul-americana:
  1. A arte rupestre e as diversas técnicas utilizadas
  2. A arte do homem mesoamericano
  1. Trabalho prático:
  1. Produzindo um desenho rupestre neolítico. Fabricar os pigmentos com produtos naturais.
  • Estudar a história da arte visual na América do Sul e no município de Varjota.
  • Conhecer o estilo de arte rupestre e os pigmentos e como fabrica-los.
  • Analisar e discutir sobre as imagens das obras de arte relacionadas ao tema, bem como os conceitos culturais
  • Reconhecer a importância do estudo e conhecimento sobre o patrimônio cultural, para compreensão do seu lugar como ser humano no mundo e na cultura que está inserido.
  • Identificar as principais características dos sítios rupestres
  • Conhecer e analisar o conceito de patrimônio cultural e identidade nas culturas mundiais, sempre respeitando os valores culturais e as diferenças
  • Aplicar técnicas para o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, bem como o trabalho em equipe.

 

  • Conversa informativa e troca de experiências
  • Debates e perguntas pessoais
  • Imagens da arte rupestre
  • Textos complementares
  • Papel A4 e papelão
  • Lápis grafite
  • Pinceis
  • Pigmentos naturais, carvão terra ou barro, folhas, urucum, etc.
  • Vasilhames reciclados
  • Luvas descartáveis

 

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – Cassacos Bem Imaterial

Duração ou Período: 02 aulas e 01 Visita Supervisionada

Eixo Estruturante e/ou

Área temática

Objetivos específicos

Recursos utilizados

  1. Aula: Cassacos - A força de nossa história
  1. Reconhecer as características individuais da história local.
  2. A construção do açude e o surgimento da cidade
  1. Trabalho prático:
  1. Produzindo uma maquete 2D com materiais reciclados, cuja finalidade será a de um porta retrato.
  1. Técnica de colagem com papelão e papel.
  • Estudar a história da construção do município de Varjota e a importância dos Cassacos.
  • Conhecer o estilo de arquitetônico utilizado nas vilas operaria.
  • Analisar e discutir sobre as imagens (Fotos históricas) relacionadas ao tema e compara-las às fotos atuais, bem como os conceitos culturais e costumes da época.
  • Reconhecer a importância do estudo e conhecimento sobre o patrimônio cultural, para compreensão do seu lugar como ser humano no mundo e na cultura que está inserido.
  • Identificar os principais fatos históricos relacionados aos cassacos.
  • Conhecer e analisar o conceito de patrimônio cultural e identidade próprias, sempre respeitando os valores culturais individuais e as diferenças
  • Aplicar técnicas para o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, bem como o trabalho em equipe.
  • Conversa informativa e troca de experiências.
  • Debates e perguntas pessoais
  • Imagens, fotos e recortes
  • Textos complementares
  • Papel A4 e papelão
  • Lápis grafite
  • Pinceis
  • Régua e cola
  • Estilete e tesoura
  • Pigmentos diversos

 

Realizando estas atividades e aulas esperando desenvolver uma serie de aptidões e competências necessária ao educando, ao termino desta sequência pedagógica o aluno deve sair:

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