TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Migração Nordestina

Por:   •  16/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

Universidade Federal de Roraima

Centro de Ciências Humanas

Nathália Rosa Gil

Thayla Moura

MIGRAÇÃO NO NORDESTE

 BOA VISTA – RR

2016

Nathália Rosa Gil

Thayla Moura

MIGRAÇÃO NO NORDESTE

Projeto apresentado como pré-requisito para elaboração de Monografia de conclusão do Curso de …........................... do departamento de …....................... da UFRR – Universidade Federal de Rorlaima

Orientadora: Prof. Drª. Geyza Alves    Pimentel

Boa Vista - RR

2016.1

Sumário

Apresentação – Devido à enorme desigualdade de renda, à grande concentração fundiária e ao problema da seca no Sertão Nordestino, o Nordeste é desde a época império de D. Pedro II[55] e especialmente na segunda metade do século XX uma região de forte repulsão populacional. Devido à oferta de empregos em outras regiões do Brasil, principalmente nas décadas de 60, 70 e 80, a migração nordestina tem sido destaque na dinâmica populacional brasileira, em especial nas regiões Norte e Sudeste do Brasil.

Problema O deslocamento diário de pessoas que migram para trabalha em outra cidade principalmente por falta de oportunidade em seu lugar de origem ou residencial é um caso evidente de mobilidade de característica econômica e social.

Objetivo – O objetivo desta pesquisa de Iniciação Científica é apreender as marcas deixadas pela constante migração interna brasileira, tanto na região antes habitada como neste novo lugar a que essas pessoas destinam-se, através de um repertório iconográfico que torna-se cada vez mais representativo. q Estudando a migração como um processo social e econômico amplo que não se restringe a uma determinada época ou a uma determinada região, pois são movimentos que ultrapassam limites pré-definidos.

Justificativa – O aumento dos fluxos de trabalhadores entre cidades aguça o interesse sobre o tema: MIGRAÇÃO NO NORDESTE, dessa natureza apresentar valor estratégico nas transformações socioeconômica e físicas do território brasileiro e consequentemente, reflete no bem estar da população. Este movimento também é de suma importância para os municípios, que tem uma ligação casa-trabalho.
Tendo em vista que os grande centro urbanos tem sido objeto de vários estudos realizados no Brasil, esse trabalho está trazendo à luz os municípios de pequeno porte, que está evidenciado novas tendências urbanas, causadas pelos fluxos de trabalhadores estre cidades.

Referencial teórico – Migração Nordestina é o processo no qual ocorre a migração dos nordestinos para as outras regiões do país, no qual existe desde os tempos do império. Tendo como causas na época o grande desenvolvimento econômico-industrial que ocorria nas grandes capitais do sudeste no período de 1930 a 1980 e o subdesenvolvimento que o nordeste apresentava que tinha como a agricultura subdesenvolvida, indústrias pouco desenvolvidas e principalmente os períodos da secas, criando uma desigualdade econômica entre as duas regiões. A partir dessa desigualdade social houve a migração de vários nordestinos para as outras regiões, a partir de 1950 com o auge da industrialização do país houve um aumento significativo de migrantes nordestinos, principalmente para São Paulo e o Rio de Janeiro, que buscavam trabalhos com bons salários e melhores condições de vida. Posteriormente com a construção de Brasília e a expansão da agricultura no Centro-Oeste e Norte, os migrantes voltaram os olhos para essas regiões. Atualmente a migração diminuiu bastante, chegando a ser invertido em algumas situações, de acordo com várias pesquisas feitas nesses últimos anos, tendo como principal motivo as melhorias ocorridas no nordeste e a falta de empregos nas outras regiões. Vários realmente conseguem mudar de vida, conseguem empregos que apesar de “serviços pesados” conseguem ganhar bem e mudam de vida, conseguindo melhores condições de vida. Mas muitos migrantes esperam boas condições, bons salários e uma moradia melhor que a da sua região, o que infelizmente muitas vezes não acontece, pois vários são explorados, humilhados, caem nos perigos que as grandes cidades oferecem como o mundo do crime e as drogas e voltam com uma visão bem diferente do que é a grandes cidades são.

Metodologia – O que nos interessa estudar através da iconografia da migração vai além do sofrimento, da fome, da violência por qual passam os migrantes, nos interessa buscar o que leva essas pessoas a migrar, todo o seu processo social e econômico mediante o instrumental analítico-crítico obtido no curso de Ciências Sociais, que permite a compreensão dessa problemática. 

Cronograma de execução – Foram desempenhadas as tarefas de leitura da bibliografia referente; levantamento e analise da iconografia dos migrantes; elaboração de sinopses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (174.7 Kb)   docx (307.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com