TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mulher do Romantismo

Por:   •  29/5/2017  •  Dissertação  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  9.401 Visualizações

Página 1 de 2

A Mulher do Romantismo

Existem basicamente dois tipos de figuras femininas no Romantismo: a mulher demônio, que arrasta o homem à perdição, despertando-lhe um desejo isento de amor; e a mulher anjo, dotada de virtudes que se aproxima do divino, é dotada de virtudes tão maravilhosas que fazem dela uma heroína praticamente inatingível. A mulher era vista pelos escritores românticos como um ser distante, que era idealizado por aquele que amava. Esta idealização era expressa nos elogios de que era objeto e na sensação de que não se era digno de merecer o amor desta mulher. 
No período romântico a mulher vivia basicamente no ambiente doméstico, ou como coadjuvante nos ambientes sociais, acompanhando o cavalheiro, servindo-lhe de adorno. As leituras femininas circunscreviam-se, em sua maioria, aos romances franceses, enquanto os homens aventuravam-se pela política, pela filosofia e pelas ciências em geral
.

A Mulher da Atual

A mulher atual é um misto de busca da independência com a tentativa de preservação ou aquisição de benefícios indevidos. Um exemplo: a mulher deseja afirmar-se como tendo as mesmas capacidades do homem, porém, ao chegar atrasada em uma reunião, conclama aos homens que sejam cavalheiros, e lhe deem lugar, caso não haja cadeira vaga. Outro exemplo: muitas hoje pugnam por cotas nos partidos políticos, ao invés de crerem que o lugar na política deva ser conquistado naturalmente pela capacidade e pela luta individual. Os movimentos feministas hoje estão contaminados e manipulados pelas esquerdas (a grande maioria das presidentes de grandes movimentos feministas já foram “agraciadas” com viagens a Cuba). Esta contaminação está fazendo com que elas tenham uma visão vitimada de si mesmas, jogando fora conquistas e formas de luta dignas.

Perfil das Mulheres do Romantismo

As mulheres no romantismo tiveram um papel importante para o desenvolvimento literário, elas eram consideradas seres intocáveis e faziam parte de um universo de ilusões dos eternos apaixonados. Na poesia, as mulheres do romantismo da primeira geração eram alvo de amores puros, sem sensualidade, na 2ª Geração, as mulheres já apresentavam uma sensualidade reprimida, mas continuavam idealizadas pelos homens, já na 3ª Geração da poesia romântica, existia um desejo sexual concretizado, como nas obras de Castro Alves. Essa fase do romantismo buscava o prazer do amor carnal.

Perfil das Mulheres da Atualidade

Profissional de sucesso, solteira e sem filhos, esse é o perfil da maioria das mulheres modernas. A mulher moderna é senhora do próprio desejo, nem sempre é mãe, ela se assume como dona do corpo, ocupa espaço no mercado e administra o seu próprio tempo, a mulher atual usa o corpo como bem entende, pode ser na malhação, nos centros de cirurgia plástica ou em relações sexuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (297 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com