TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ocupação do Brasil

Por:   •  28/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Extra 04 – Arqueologia e Sociedades do Nordeste e do Centro-Sul do Brasil (06/Mai/2021)

As ocupações pré-históricas do Brasil (excetuando a Amazônia)

Guidón, N.

Na escola começamos nossos estudos da história do Brasil revendo a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil em 1500.  Entretanto a vida humana já estava em territórios brasileiros há muito tempo.  Estima-se que o território brasileiro tenha sido povoado por homens entre 40 e 50 mil anos atrás. Acredita-se, ainda, que os primeiros humanos a chegarem ao continente Americano, vieram da Ásia e foram se espalhando por todo o território até chegarem ao Brasil.

A partir da leitura do texto “As ocupações pré-históricas no Brasil (excetuando a Amazônia) percebemos que a autora a produção de referência e os trabalhos arqueológicos sobre a origem do homem americano, e principalmente a sua presença no Brasil (excetuando-se a Amazônia). Chamando atenção para a necessidade de se estabelecer uma relação entre as sociedades pré-históricas brasileiras e os grupos indígenas de antes da colonização - através de um estudo da dispersão geográfica; da base econômica; do uso da agricultura e da cerâmica; e da produção artística de grupos no período holoceno. Niéde Guidon ainda afirma que  toda a América do sul já se encontrava povoada há 12000 anos. Logo o  pais já estava ocupado desde há 12 mil anos.

Tal concepção bate de frente com  a já tradicional linha de pensamento , proposta na década de 1950, para a chegada do homem a América: através de uma migração por terra, ocorrida há cerca de 12 mil anos, da Ásia para a América pelo estreito de Bering.

 A constatação contestaria  a perspectiva de que fossem encontrados vestígios da presença do homem mais antigos que que os 12000 anos propostos para a sua chegada na América do Norte. Ainda supõe que o homem  tenha chegado ao Brasil à 60000 anos, por rotas variadas, não somente a terrestre. A partir de  achados datados de 50000 anos.  As pesquisas dos sítios arqueológicos carregam a extensão de muito grupos, ordenados de acordo com critérios de  tradição, que se fundamentam , no entanto , na análise da indústria lítica e da prática pictórica. Não existem sínteses dessas análises com a preocupação de correlacioná-los estabelecendo uma hierarquia ou mesmo uma comparação dentro de uma mesma região. O problema da sistematização decorre de um uso não científico do saber arqueológico do país. Concretizando a carência de um contexto teórico de uma premissa de método.

Nome : Cléa Estevam

Matricula : 72194

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com