TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização das Nações Unidas

Por:   •  25/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  17.705 Palavras (71 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 71

Abstrato


A Organização das Nações Unidas é uma organização muito importante para toda a humanidade.

A mesma conta com diversos objetivos de extrema importância, como por exemplo: as reuniões, a agenda com os seus 17 objetivos, campanhas que auxiliam, de tal maneira que dê assistência humanitária, campanhas que conscientizam a importância da paz mundial e o quanto é importante toda a humanidade estar unida para um mundo melhor.

Para que a melhora não seja só do sistema, mas sim também uma melhora ambiental, esta que, a cada dia acaba sendo mais prejudicada. Um ponto importante é a ajuda social, ajudar pessoas desabrigadas que foram vítimas de desastres naturais ou até mesmo ajudar as pessoas que mais possuem necessidades, tais que não tenham recursos adequados para sua sobrevivência, como por exemplo: a escassez de água, na economia, em protestos, entre outros.

















Abstract




         The United Nations is a very important organization for all mankind.

It has a number of extremely important goals, such as meetings, an agenda with its 17 goals, campaigns that help, how to get humanitarian assistance, campaigns that raise awareness of the importance of world peace and how important it is for humanity to be united. To a better world.

For the improvement not only to be the system but also an environmental improvement, this is a day that ends up becoming more damaging. An important point is social aid, helping homeless people who have suffered natural disasters or even helping those who use them the most, such as those who do not have adequate resources for their economies, such as a water shortage in the economy in protests , among others.





“ A ONU é o seu mundo. ”

-Paulo Leite.

Introdução

Nesse trabalho, iremos abordar o tema "Organização das Nações Unidas", conhecida como ONU. Iremos falar sobre a sua criação, seus projetos e objetivos, sua importância no mundo em que vivemos e o mais importante, o que ela já fez e faz para a sociedade até os dias atuais. Vamos ressaltar a importância que a Organização tem entre as nações que fazem parte dela e as relações amistosas entre as mesmas.

História da ONU

“A maior organização internacional – a Organização das Nações unidas (ONU) – foi formada em 1945 pelas nações que derrotaram o Eixo. Atualmente, com exceção de Taiwan (a República da China, que foi substituída em 1971 como representante do povo chinês pela república popular da China), da Suíça (que mantem sua rígida neutralidade) e alguns pequenos países na Europa e no Pacífico, todos os Estados soberanos são membros da ONU.”

(Enciclopédia Compacta Isto É – Guinnes)

 

“A maior organização” sofreu um pouco quando a Guerra Fria começou, pois já estava tudo caminhando certo, como realmente planejado. Houve muito esforço para manter as relações internacionais, sendo afetada pela política principalmente quando se tratava da Guerra Fria, que havia de acontecer naquela época.

A primeira conferência do movimento foi realizada em setembro de 1961, na cidade de Belgrado, com a presença de representantes de 25 países. Nessas conferências, se torna óbvio os conflitos entre os países do movimento, como por exemplo, entre o Irã e o Iraque, o que favorecia a posição das duas superpotências e até da China. Além disso, era difícil a neutralidade dos países por causa da fraca economia e agrava-se pelo atraso no desenvolvimento dos países recém-independentes

Com o fim da Guerra Fria e a extinção da União Soviética, o princípio político de "neutralidade" deixou de ter um sentido comum.

Mais coisas estariam por vir, China sendo a causa de grande conflito, regiões que outros países não estariam absorvendo, Estado saindo da aliança com a ONU, Estados entrando.  A Guerra Fria causou muito desastre.

Desde a Revolução Chinesa de 1949, o mundo ocidental via o governo de Mao Tse-Tung como ilegal, e continuaram reconhecendo como governo legítimo da China o governo refugiado em Taiwan. Com a aproximação entre Pequim e Washington, os Estados Unidos passaram a reconhecer o governo de Mao Tse-tung como o legítimo regente chinês, ou seja, a República Popular da China como a China de fato. Assim, outros países ocidentais tomaram a mesma decisão e a China pôde entrar para ONU, como participante e como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. Em 1975, os Estados Unidos e o Vietname do Norte assinaram os Acordos de Paz de Paris, os Estados Unidos reconheceram a unificação do Vietnã e iniciaram uma nova fase de cooperação com a China. A partir deste período, principalmente nos anos 1980, a China passaria a apoiar os Estados Unidos na disputa deste país com a URSS.

Naquela época muita gente sofreu sem necessidade alguma, crianças perderam pais, suas casas e sua vida toda. Houve uma conferência para decidir o que iriam fazer para ajudar essas pessoas (Crianças órfã, Famílias desabrigadas...) Surgiu a ideia de criar o “Fundo Das Nações Unidas para a Infância” Esse cara que teve essa ideia, Ele era bem de vida, um homem bem formado, Ele se formou em medicina e tinha um vasto conhecimento.

Ludwik Witold Rajchman era um médico e bacteriologista polonês.

Pincipais objetivos da ONU (Leonardo)

Os principais objetivos da ONU são:

 “Manter a paz internacional,

Garantir os Direitos Humanos,
Promover o desenvolvimento socioeconômico das nações,
Incentivar a autonomia das etnias dependentes,
Tornar mais fortes os laços entre os países soberanos. ” (https://brasilescola.uol.com.br/geografia/onu.htm)

Na ONU contém dois níveis básicos de decisões: Assembleia Geral e Conselho de Segurança. A Assembleia Geral contém a participação de todos os membros, qualquer decisão só é tomada com aval da maioria, pelo menos deve ter dois terços. O Conselho de Segurança é constituído por quinze membros, onde cinco tem atuação interrupta e os outros dez com participação rotativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (118.2 Kb)   pdf (396.3 Kb)   docx (71.6 Kb)  
Continuar por mais 70 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com