TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PERSPECTIVA DE MALCOLM X EM SEU MOVIMENTO PELOS NEGROS ENTRE AS DÉCADAS DE 50 E 60 DO SÉCULO XX NOS ESTADOS UNIDOS

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.446 Palavras (10 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

                        UNIUBE-UNIVERSIDADE DE UBERABA

Jairan Antônio dos santos

                RA: 1110448

A PERSPECTIVA DE MALCOLM X EM SEU MOVIMENTO PELOS NEGROS ENTRE AS DÉCADAS DE 50 E 60 DO SÉCULO XX NOS ESTADOS UNIDOS

Conceição das  alagoas - MG

2017


[pic 2]

UNIUBE-UNIVERSIDADE DE UBERABA

A PESPERCTIVA DE MALCOLM X EM SEU MOVIMENTO PELOS NEGROS ENTRE AS DÉCADAS DE 50 E 60 DO SÉCULO XX NOS ESTADOS UNIDOS

Projeto de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a UNIUBE- Universidade de Uberaba, como requisito parcial para a obtenção de nota n conteúdo.  

                                                  Professor Orientador: JOSE HENRIQUE SINGOLANO NESPOLI

Conceição das alagoas-MG

2017


SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.......................................................................4

2-PROBLEMA.................................................................................6

3-HIPOTESE ...................................................................................7

4- OBJETIVOS...........................................................................8

2.1 Objetivos gerais..........................................................8

2.2 Objetivos específicos..................................................8

5- justificativa.............................................................9

6- REVISÃO DA LITERATURA..............................................................10

7- METODOLOGIA....................................................................13

14- CRONOGRAMA....................................................................14

15- BIBLIOGRAFIA......................................................................15

  1. Apresentação

        A escolha do tema se deve a vermos que ao longo do anos depois de tanto tempo do que foi a escravidão, a taxa de racismo permanece alta, não precisa pesquisar muito para vermos no nosso dia a dia caso de racismo, entre as crianças e adolescentes temos casos de bullying por sua cor da pele, policiais surrando negros nas abordagens apenas por comodismo, cujo até pouco tempo vimos o caso de torcedores na arquibancada chamando os jogadores de futebol de macacos; é triste ver que avançamos tanto tecnologicamente e estamos retrocedendo psicologicamente.

        O que foi citado no parágrafo anterior pode ser visto no trecho de um dos discurso do pastor protestante e ativista político estadunidense Martin Luther king:

Cem anos atrás, um grande americano, na qual estamos sob sua simbólica sombra, assinou a Proclamação de Emancipação. Esse importante decreto veio como um grande farol de esperança para milhões de escravos negros que tinham murchados nas chamas da injustiça. Ele veio como uma alvorada para terminar a longa noite de seus cativeiros.  

Mas cem anos depois, o Negro ainda não é livre.  Cem anos depois, a vida do Negro ainda é tristemente inválida pelas algemas da segregação e as cadeias de discriminação.  

Cem anos depois, o Negro vive em uma ilha só de pobreza no meio de um vasto oceano de prosperidade material. Cem anos depois, o Negro ainda adoece nos cantos da sociedade americana e se encontram exilados em sua própria terra. Assim, nós viemos aqui hoje para dramatizar sua vergonhosa condição. *

        Como vemos nesse fragmento do seu discurso na marcha de Washington por Empregos e Liberdade. Assim como Malcolm x, ambos foram figuras essenciais para direitos civis da população afro americana nos EUA nas décadas de 1950 e 1960.

        Antecedentemente aos direitos civis, que foram extremante importantes para com os negros, existira a chamada segregação racial e na África do sul como apartheid, ou seja situações onde a separação de raças foi imposta de forma legal (no âmbito da lei) ou por imposição social.

        Esse trabalho tem por conceito principal, trazer conhecimentos sobre o homem que com apenas com suas palavras sinceras em seus discursos, conseguiu atrair tantos seguidores para com sua religião quanto para a luta em seu manifesto pelo nacionalismo negro.

2. Problema

        Em termos, podemos esclarecer a falta de conhecimento sobre um dos percursores essenciais para o fim da segregação racial. Além de ter seu nome relacionado afim de ajudar com as pautas dos direitos civis, seu impacto em seus discursos realmente íntegros e robustos conseguira acordar o povo, começando por influência dele nos movimentos como os panteras negras, Nação do Islã, Novos Panteras Negras, Black Guerrilla Family, Black afia FamilyBlack Liberation Army e a gang Crips.

        O problema em si levantado nesse tema sugere a visão em destaque do ativista Malcolm x; pelos direitos civis dos negros. Como podemos ver no trecho citado do discurso de Martin Luther king tanto ele quanto Nelson Mandela, Stephen Biko e vários outros foram inspirados no maior defensor do Satyagraha (princípio da não agressão, forma não violenta de protesto) como um meio de revolução, algo diferente do autor desse trabalho, que até então antes de se afastar da nação do Islã, e viajar a Meca tinha uma visão diferente de personalidades na luta contra a discriminação racial citado acima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (162.1 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com