TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Movimento dos Direitos Civis aos Negros nos Estados Unidos

Por:   •  27/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.919 Palavras (8 Páginas)  •  1.159 Visualizações

Página 1 de 8

E.E.B. BOM PASTOR

Alunos: Renato Trentin e Natália Regina Pompeo

Turma: 301

Disciplina: Inglês

JOHN FITZGERALD KENNEDY

[pic 1]

Chapecó – SC

2015

INTRODUÇÃO

O movimento dos direitos civis aos negros nos Estados Unidos aconteceu entre a década de 50 e 60, mais precisamente de 1955 a 1968. O objetivo era conseguir acabar com todo o racismo, segregação racial, desigualdade econômica, falta de liberdade e demais injustiças em que os negros estavam sofrendo no país.

Dentro do movimento, muitos grupos que buscavam os direitos para os negros surgiram. O “Black Power” e os “Panteras Negras” foram um exemplo disso.

BIOGRAFIA

[pic 2]

John Fitzgerald Kennedy (1917-1963) nasceu no dia 29 de maio, em Brookline, Massachusetts, Estados Unidos. Ele era filho de Joseph Kennedy e Rose Fitzgerald. Eles tiveram 9 filhos: Joseph Patrick Jr., John Kennedy, Rosemary, Kathleen, Eunice, Patricia, Robert, Jean e Edward.

John estudou e se formou em Harvard em 1940 e logo após isso, ele entrou para a Marinha, participando da Segunda Guerra Mundial.

Após sua volta da guerra, John se tornou um congressista democrata pela região de Boston, e mais tarde, em 1953, chegou ao Senado.


Em 1960, JDK surpreendeu a política americana, e conseguiu se candidatar à presidência dos Estados Unidos. Além disso, devido aos seus poderosos debates presidenciais, Kennedy acabou vencendo Richard Nixon e se tornou o mais jovem presidente americano. John Kennedy foi o 35º presidente dos EUA.

Com suas políticas econômicas, os EUA tiveram o maior crescimento desde a Segunda Guerra Mundial. No seu governo, JFK teve que enfrentar muitas “batalhas”, devido ao seu posicionamento em relação à politica racial.

O governo Kennedy também deixou algumas marcas na história dos Estados Unidos, como a invasão da Baía dos Porcos e a crise dos mísseis em Cuba, o início da corrida armamentista (com o objetivo de mandar o homem à Lua), e os primeiros contatos de soldados americanos em solos vietnamitas.

JOHN KENNEDY E OS DIREITOS CIVIS

John Kennedy tinha como sua política interna, apoiar os direitos civis dos negros, tendo como objetivo colocar fim à segregação racial que ocorria no país.

No início da década de 60, esses movimentos civis avançavam em busca da liberdade. Grupos extremistas como a “Ku Klux Klan” eram responsáveis pela morte de muitos negros inocentes. Em 1961, ocorreram diversos protestos na Carolina do Norte, avançando dessa forma, para a conquista dos negros aos seus direitos.

Kennedy era a contra a realização desses protestos, pois temia que algo desse errado. Nessa época, JFK acabava de propor uma lei para colocar fim à discriminação racial (Lei dos Direitos Civis).

A MORTE DE JFK

[pic 3]

John Kennedy foi assassinado enquanto andava em carro aberto em Dallas (Texas), pelo ex-fuzileiro da marinha, Lee Harvey Oswald, que acertou dois tiros no presidente, um no pescoço e outro na cabeça.

Diversas teorias foram criadas para explicar a morte de JFK. Dentre essas teorias, temos um assassinato pela máfia, planos de agentes da URSS ou de agentes de Fidel Castro, e também outras, como a de que os próprios políticos americanos foram responsáveis pelo assassinato, por discordarem de suas políticas no país.

Mesmo com mais três investigações do governo dos EUA, apontando o crime para Lee Harvey Oswald, até hoje não se sabe ao certo quem foi responsável pelo assassinato do presidente.

DISCURSO

O discurso de posse do presidente “John F. Kennedy’s Inaugural Address” aconteceu em 20 de Janeiro de 1961, em Washington, D.C.

NAÇÕES ADVERSÁRIAS DOS EUA

[pic 4]

A Guerra Fria aconteceu entre 1945 e 1989. Estados Unidos e a URSS, no início da guerra, estavam em uma corrida armamentista, e cada conquista feita, significava uma demonstração de poder por parte do vencedor.

A URSS saiu na frente, levando o cosmonauta Yuri Gagarin ao espaço em 1961. Os americanos, após esse evento, colocou Alan Shepard no espaço, através da Freedom 7, também em 1961, mas o resultado foi muito inferior ao soviético.

Depois dessa “derrota”, o presidente John Kennedy colocou uma meta à NASA: levar o homem à Lua antes de 1960. Porém, a missão (que até hoje se duvida sobre se ela aconteceu ou não) ocorreu apenas em 1969, com a Apollo 11, levando Neil Armstrong à Lua.

Então, de forma resumida, o principal adversário americano foi a URSS, pelo fato de eles estarem disputando quem possuía a maior tecnologia bélica, nuclear e espacial.

Além do adversário soviético, os EUA tinham (e ainda tem) disputas com Cuba, pelo fato de eles manterem o comunismo e na época, se unirem à URSS.

Em 1962, Cuba passou a armazenar mísseis soviéticos em seu território. Esse período durante a Guerra Fria, que ficou conhecido como “Crise dos Mísseis”, foi o que deixou mais próximo de acontecer um conflito armado entre EUA e URSS. A partir disso, os americanos realizaram diversas operações para conter o comunismo na América.

BOTH SIDES – O QUE ERA? O QUE ELES QUERIAM?

[pic 5]

“Both Sides” significa ambos os lados. É o lado dos Estados Unidos e o lado da     URSS. JFK quer que ambos os lados comecem de novo a busca da paz, antes que os poderes obscuros de destruição desencadeada pela ciência possam dominar toda a humanidade da autodestruição acidental.

Diz que ambos os lados estão sobrecarregados por conta do grande custo das armas modernas. E que civilidade não é um sinal de fraqueza, e sinceridade é sempre colocada a teste. Não devem negociar por medo. Mas não devem ter medo de negociar. Pede que os problemas de ambos os lados os unam e não os separem mais. Quer que ambos os lados, pela primeira vez, formulem propostas sérias e precisas para a inspeção e controle de armas, e tragam o poder absoluto para destruir outras nações sob o controle absoluto de todas as nações. Que ambos os lados procurem invocar as maravilhas da ciência, em vez de seus terrores. Para que juntos, explorem as estrelas, conquistem os desertos, erradiquem as doenças, toquem nas profundezas do oceano e incentivem as artes e comércio. Que ambos os lados se unam para prestar atenção em todos os cantos da terra pelo comando de Isaías para "Desfazer os fardos pesados... e deixar ir livres os oprimidos".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (709.8 Kb)   docx (566.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com