TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Negro

Por:   •  26/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

Os movimentos negros podem ser descritos como movimentos sociais que dão expressão aos valores sociais da população negra e as suas reivindicações sociais.. ( Cunha, 2012).

Esses movimentos tem inicio com a chegada deles no Brasil colônia,  trazidos cerca de   4 milhoes de  negros para trabalhar nos canaviais da indústrias açucareiras.Começa nesse momento a luta pela igualdade racial, respeito a sua cultura, fim da escravidão e toda a forma de preconceito e discriminação que oprimiu e  obrigou trabalhar de forma desumana para cumprir os interesses e desejos dos senhores de engenho.

O primeiro movimento de resistência dos negros ainda no período escravocrata, era criação de quilombos que eram organizados e dirigidos pelos próprios escravos, os quilombos eram local que os negros que consegui fugidos das propriedades, os quilombs também acolhia índios e brancos que lutava pela abolição, era uma luta  clandestina, mas com passar dos anos foi grande preocupação para governo que queria a manutenção da escravidão.

Ao longo da história brasileira encontramos vários movimentos sociais realizados pelos negros, após a abolição da escravatura destaca Revolta da Chibata, também conhecida como “revolta dos marinheiros”. Ocorreu em 1910 contra as ações preconceituosas de boa parte dos oficiais da Marinha de Guerra daquela época. Esses oficiais acreditavam que aqueles marinheiros de baixas batentes, que na sua maioria eram negros,só   poderiam compreender as ordens e redimirem-se dos seus costumes através do castigo físico e de outras punições semelhantes, as faltas mais graves eram punidas com 25 chibatadas, .mesmo sabendo que a maior parte daqueles marinheiros não estivesse ali por suas próprias vontades, sendo forçados pela polícia, juízes de órfãos, mães e pais a servirem por nove a quinze anos de suas vidas; período em que receberiam salários ínfimos, viveriam nos próprios navios, enfrentariam conflitos com colegas avessos à disciplina e estariam submetidos à chibata caso incorressem em faltas disciplinares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com