TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Poluição do Ar

Por:   •  16/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE[pic 1]

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL

RAFAEL BINHOTI, RAFAEL MONTES, PAULO VICTOR, RAIANE, ADSON, ANA CLARA SOARES, NÚBIA VITÓRIA, LÍVIA SILVA

POLUIÇÃO DO AR

Transportes Alternativos          

poluição do ar pode ser definida como a presença de substâncias provenientes de atividades humanas ou da própria natureza que podem colocar em risco a qualidade de vida dos seres vivos. Essa emissão de substancias é presente desde a descoberta do fogo, porém é mais abrangente e mais perigosa a partir da revolução industrial.

Essa revolução, que começou em 1769 com a invenção da máquina a vapor, começou a contribuir fortemente com a poluição do ar devido a queima de carvão nas fábricas e consequentemente emissão de gases. De lá para cá, as indústrias só evoluíram e prejudicaram ainda mais o meio ambiente, como a chegada dos automóveis, no século 19, que são os principais emissores de gases poluentes em diversos países do mundo, inclusive no Brasil.

Segundo a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), na região metropolitana de São Paulo 90% da poluição no ar é causada pela emissão de gases veiculares com os meios de transportes mais usados atualmente. Além dos problemas no sistema respiratório que a poluição do ar pode causar, os gases veiculares causam impacto direto no meio ambiente, sendo os grandes responsáveis pelo aquecimento global.

Uma possível solução para que esse grave problema diminua ao invés de crescer cada vez mais são os transportes alternativos, onde o uso dos meios de transportes seria reduzido, os meios de locomoção não agrediriam o meio ambiente e causariam a redução na emissão dos gases poluentes.

A bicicleta, por exemplo, é um transporte alternativo muito útil e barato, já sendo bastante usada em países do mundo, como a China e também em países do mundo onde a própria cidade empresta bicicletas para população, como a Suécia. Elas não emitem nenhum tipo de gás poluente e não causam nenhuma poluição ao ar, porém a estrutura da maioria dos países não favorece o uso desse tipo de transporte, principalmente nas grandes cidades, onde o número de ciclovias é extremamente pequeno e não existe incentivo algum do governo.

Automóveis elétricos também podem ser usados para reduzir a emissão de gases poluentes e já existem muitas empresas que produzem ou estão começando a produzir esse tipo de transporte, como Nissan e BMW. Mas um problema dos automóveis elétricos são seus valores, que em países como o Brasil são altíssimos.

Além de incentivar o uso de transportes alternativos novos, é preciso também uma atenção para os atuais. Com a melhoria nos transportes públicos das cidades ajudaria bastante na redução da poluição, visto que, cada vez mais, a população fará uso desses transportes em boas qualidades e o uso de carros e motos seria reduzido consideravelmente.

É necessário, além de tudo, a conscientização da população e do governo dos países, visando ajudar e incentivar a implantação desses meios de transporte e diversos outros que possam ajudar na redução da poluição do ar, que é um problema gravíssimo e muito presente no mundo todo.

Akatu, Transportes são responsáveis por 90% da poluição em SP. Disponível em:

https://www.akatu.org.br/noticia/transportes-sao-responsaveis-por-90-da-poluicao-em-sp/. Acesso em 13 de abril de 2018.

Meios de transporte, Transporte Alternativo. Disponível em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (305.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com