TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Primeira Guerra Mundial

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 5

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Considerada a marcadora da passagem do século XIX para o século XX por muitos filósofos, como Eric Hobsbawm, e outros estudiosos, a Primeira Guerra Mundial foi um conflito de grandes proporções que marcou a história. Esta que foi marcada, primeiramente, por um processo de industrialização em quatro principais potências europeias: Inglaterra, Alemanha, França e Rússia.

A Inglaterra sai na frente com sua industrialização ainda no século XVIII. Porém, no início do século XX, ela perde sua hegemonia na Europa com o início do processo de industrialização de outros países, já que estes se inspiraram na pioneira britânica. A Alemanha, por exemplo, cresce rapidamente desse modo, com um planejamento cuidadoso, uma forte relação indústria-bancos e um grande incentivo à construção de estradas de ferro. Assim, a nova potência passa a investir em educação para formar homens qualificados e manter sua concorrência com a Inglaterra no mercado europeu.

Já a França, ao contrário das duas potências citadas anteriormente, não possuía um mercado interno desenvolvido, pois a concorrência inglesa desestimulava a industrialização do país. No entanto, com ajuda do próprio capital inglês, a França deu um pulo em direção à sua industrialização com a construção de estradas de ferro e investimentos na indústria em larga escala, mesmo que sua sociedade continuasse sendo camponesa em sua maioria.

Por último, a Rússia passava por um longo período de seca e crise de abastecimento, além de uma grande desorganização econômica advinda da industrialização do país financiada pela França. Tais problemas levaram ao fortalecimento das revoltas dos trabalhadores russos – os sovietes - que logo dariam início à Revolução Russa em 1917.

O desenvolvimento desses quatro países, todavia, leva ao surgimento de alianças e rivalidades entre eles.

Por um lado, há o surgimento de alianças entre países com interesses semelhantes. É nesse contexto que surgem as duas tríplices participantes da Primeira Guerra Mundial: a Aliança, formada por Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro; e a Entente Cordiale, constituída por Inglaterra, França e Rússia – ainda que esta última só tivesse se juntado às duas potências para que estas lhe fornecessem o capital necessário para sua industrialização.

Por outro lado, há a chamada "Paz Armada", na qual a indústria bélica é desenvolvida e o jovem passa a ser obrigado a prestar serviço militar para com sua nação. Além disso, há o surgimento de um nacionalismo exacerbado proveniente do imperialismo que, estimulado pelos Estados, principalmente nas escolas, aumenta as hostilidades entre as nações europeias e o anseio por vingança.

Desse modo, diversas potências começam a criar rivalidades com outras potências, sejam estas motivadas por perdas de territórios em disputas anteriores - como é o caso da França e da Alemanha por conta da Guerra Franco-Prussiana - ou por concorrência no mercado europeu - Alemanha e Inglaterra.

Há, então, um “choque entre imperialismos”, como descrito por Vladmir Lênin, revolucionário responsável por grande parte da Revolução Russa, no qual as nações europeias disputam pela hegemonia mundial. Porém, é em 28 de junho de 1914 que essas rivalidades atingem seu ponto máximo, com o assassinato do herdeiro do trono austro-húngaro, Franz Ferdinand. Assim, a guerra é desencadeada.

A Primeira Guerra Mundial - ou Guerra de Trincheiras, como também ficou conhecida - levou à morte de milhões de homens. Doenças banais matavam muitas pessoas, já que não havia médicos de plantão e as condições das trincheiras eram extremamente precárias. Além disso, novas tecnologias foram empregadas durante o conflito, como gases, os misteriosos tanques ingleses e submarinos – este último de ambos os lados para evitar a chegada de mantimentos aos soldados do inimigo.

Durante os anos, no entanto, acontecem diversas mudanças em ambos os lados dos participantes da guerra. A Itália, por exemplo, muda de lado quando os integrantes da Tríplice Entente lhe prometem terras na África. Porém, a maior mudança no conflito aconteceu em 1917, com a saída da Rússia por conta da revolução que vivia em seu próprio território.

Dessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com