TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Primeira Guerra Mundial

Por:   •  25/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 7

Entre 1871 e 1914 ficou conhecido pela denominação francesa como Belle Époque (Bela Época) devido à situação relativa de paz e estabilidade e do otimismo burguês impulsionado pela revolução científica e tecnológica do século XIX.

Apesar do clima de euforia e paz interna, no plano externo ampliava-se a tensão entre as principais potências europeias, que disputavam fontes de energia e de matérias-primas, mercados consumidores para seus produtos industrializados e para investimentos de capitais excedentes na Europa e nos domínios coloniais na África e na Ásia.

Características:

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito totalmente diferente dos que haviam ocorrido até então, por ser o primeiro conflito de proporções mundiais, e também pela quantidade de armas diferentes devido à segunda revolução industrial.

As pessoas que viviam nas colônias dos países europeus eram chamadas para prestar serviços militares e obrigadas a entrar na guerra em nome da sua metrópole. Diante disso, esse conflito envolveu populações de todos os continentes.

Devido ao desenvolvimento científico e tecnológico da segunda revolução industrial, houve grandes inovações bélicas nesse período. Aviões de combate, tanques, submarinos, gases tóxicos, metralhadoras, capacetes de metal, arames farpados, entre outras coisas entraram em cena durante a Primeira Guerra Mundial, em um trágico reflexo da corrida armamentista entre os países beligerantes.

Outra coisa que caracterizou esse conflito foi as disputas imperialistas e as tensões nacionalistas na competição pela hegemonia da Europa e do mundo.

Causas da Grande Gurra:

Podemos dizer que a Primeira Guerra Mundial ocorreu devido a dois pontos: as rivalidades imperialistas e o nacionalismo.

Rivalidades Imperialistas:

França X Alemanha: A Alemanha promovia sua unificação com a Prússia e, ao mesmo tempo, enfrentava a França naquela que ficou conhecida como Guerra Franco-Prussiana. Ao vencer a França, a Alemanha passou a ter posse sobre uma região rica em minério, que foi importantíssima para o desenvolvimento de sua indústria, incluindo a indústria bélica. Tratava-se da região de Alsácia-Lorena. Diante disso, a França desenvolveu um forte sentimento de vingança em relação à Alemanha, o que provocava uma enorme tensão na fronteira entre os dois países.

Inglaterra X Alemanha: a economia mundial deixou de girar em torno da Inglaterra. Outros países industrializados disputavam com os britânicos os mercados consumidores, e nenhum concorrente era tão agressivo quanto os alemães. Essa disputa se estendia à esfera financeira: os empréstimos alemães às vezes eram mais vantajosos que os britânicos. Além disso, a força naval do Império Alemão preocupava os britânicos, que dependiam do mar para distribuir suas mercadorias.

Sérvia X Áustria: a Sérvia era um país novo no início do século XX, e estava planejando unificar todos os povos eslavos da Europa Ocidental em um único país, a Grande Sérvia, porém, a Áustria atrapalhou esse plano ao anexar um pedaço da Península Balcânica, a região da Bósnia-Herzegovina, em seu território. Outra coisa que agravou esse conflito foi o fato de serem de etnias diferentes.

Rússia X Áustria: a Rússia queria unificar e formar uma grande nação eslava, porém, também havia interesse em dominar os Bálcãs para ter saída para o Mar Mediterrâneo. No entanto, a Áustria também tinha interesse nessa área, e por isso esses países haviam conflitos entre si.

França X Itália: já havia ocorrido alguns pequenos conflitos entre esses dois países, no entanto, o principal motivo desse conflito era a disputa da Tunísia.

Nacionalismo:

O nacionalismo é uma ideologia política e militar. O termo é utilizado para descrever o sentimento e a atitude que os integrantes de uma nação têm quando formam a identidade nacional.

Revanchismo Francês: a França após perder a região da Alsácia-Lorena na Guerra Franco-Prussiana para a Alemanha, desenvolveu um ódio mortal por ela. Esse sentimento de vingança foi incentivado nas escolas.

Pan-Eslavismo (Rússia): a Rússia tinha o desejo de unificar e formar uma nação eslava, e o governo russo alegava ser o protetor da comunidade eslava, e via como hostilidade a presença austríaca na região. Diante disso, a Rússia incentivava a exaltação do sentimento nacional, tanto que isso era ensinado nas escolas.

Expansionismo Sérvio: assim como a Rússia, achava uma hostilidade a presença austríaca na região dos Bálcãs, pois, queria que houvesse uma unificação das regiões eslavas para a criação da Grande Sérvia. A exaltação do sentimento nacional também era incentivado nesta região.

Pan-Germanismo (Alemanha): a Alemanha queria expandir seu território, incorporando todos os povos de origem germânica que habitavam a Europa Central, para formar uma grande nação germânica. Assim como nos outros países, o sentimento nacionalista era muito incentivado.

Sistema de Alianças:

Os países que não haviam conflitos entre si se uniram e firmaram acordos políticos-militares. Podemos resumir o Sistema de Alianças pela seguinte frase: “se te atacarem, eu venho te ajudar”. Durante a Primeira Guerra Mundial se formaram duas alianças, são elas: a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente.

Tríplice Aliança: se formou em 1882, e incluía o Império Alemão, o Império Austro-Húngaro e o Reino da Itália.

Tríplice Entente: se formou entre 1893 e 1907, e incluía o Reino Unido, a França e o Império Russo.

Estopim:

No dia 28 de junho de 1914, Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro, foi assassinado durante sua visita a Sarajevo. As investigações levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Bálcãs.

A Áustria-Hungria exigiu reparação da Sérvia pelo ocorrido, mas suas exigências não foram atendidas. Os austríacos, então, declararam guerra à Sérvia.

Assim começou a Grande Guerra, ou como ficou conhecida posteriormente, a Primeira Guerra Mundial, pois a Alemanha também declarou guerra à Sérvia por parceria aos austríacos. Então, a Rússia por apoiar a Sérvia declara guerra contra a Alemanha e a Áustria. A França e a Inglaterra dão apoio à Rússia, e também declaram guerra contra eles. Por fim, Itália também entra em apoio à Alemanha e à Áustria, declarando guerra à França, Inglaterra e Sérvia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com