TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RECONSTRUÇÃO DO PÓS-GUERRA

Por:   •  8/10/2016  •  Resenha  •  2.633 Palavras (11 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 11

História A | 3º teste

Unidade 1

  1. A RECONSTRUÇÃO DO PÓS-GUERRA

A reconstrução do pós-guerra enfrentou enormes perdas humanas e tremendas destruições materiais – a guerra fizera cerca de 60 milhões de mortos.

Este elevado número de mortes deveu-se a bombardeamentos de cidades, às deportações, ao genocídio, como devido à carência de alimentos e ao aumento das doenças.

As destruições materiais dos países em guerra foram muito elevadas. A guerra devorada então as reservas monetárias dos países europeus e uma violenta inflação acompanhava a penúria. Neste período de grande guerra, houve inúmeras movimentações de civis que tinham fugido das zonas de combate. O fim da guerra foi também acompanhado pelo reconhecimento das atrocidades que tinham sido cometidas: o horror dos campos de concentração. No tribunal de Nuremberga, definia-se uma nova noção jurídica: o crime contra a humanidade.

A definição de áreas de influência

O ano de 1945 fora então um momento de partida para uma nova realidade. A reconstrução da europa Vinha a ser preparada desde os últimos anos de guerra, reunindo os diferentes dirigentes das potências aliadas em várias conferências: As conferências de Teerão, de Ialta e de Potsdam foram as mais importantes, e foi aqui que os três grandes procuraram modos de reconstrução do mundo, bem como reunir esforços para a derrota do nazismo.

Nos finais de 1943, na conferência e Teerão, Roosevelt, Churchill e Estaline decidiram o futuro desmembramento da Alemanha, debateram as fronteiras da polonia e procuraram estabelecer uma paz duradoira, no âmbito de uma organização internacional onde colaborassem todas as nações.

Em fevereiro de 1945, antevendo-se a derrota da Alemanha, na conferência de Ialta, os mesmos dirigentes reafirmaram o desejo de destruir o militarismo e decidiram a divisão da Alemanha, em que cada uma das potências ocupasse uma zona da Alemanha. Tentaram ainda chegar a um acordo relativamente ao regime político – concordaram reafirmar os princípios da carta do atlântico – os povos eram então livres de escolher democraticamente a forma de governo em que queriam viver. Já a questão das fronteiras, sobretudo as da polonia, foi um assunto muito controverso.

Nesta mesma conferência foi ainda confirmada a resolução de criar entre os países aliados, uma organização internacional para salvaguardar a paz e a segurança pela cooperação entre os povos, convocando-se uma conferência em são francisco, para definir as diretrizes dessa organização. Já depois de criada a ONU, foi então na conferência de Potsdam que os aliados reafirmaram as decisões da anterior conferência. Chegaram então a um acordo de “descentralização” da Alemanha, acordaram também na criação do tribunal de Nuremberga, e a Alemanha, bem como a Áustria e a cidade de Berlim foram divididas em quatro zonas de ocupação. A Berlim, embora na zona soviética, foi aplicado um estatuto especial, ficando também dividida em zonas de influencia. Em Potsdam, nada se decidiu sobre o japão, mas apos ser derrotado, o mesmo perdera todas as posses. Em suma, os grandes vencedores da guerra foram os EUA e a URSS: Os EUA foram os tiveram menos perdas, assim como saíram reforçados da guerra, tornando-se a primeira potencia militar mundial, bem como económica e tecnológica. A URSS sofrera grandes perdas, mas saíra prestigiada fruto do seu papel na libertação do nazismo. A europa arruinada, então, perdera influência.

A organização das nações unidas – ONU

O funcionamento da sociedade das nações revelou-se incapaz de manter a paz. Em 1945, com o final da guerra houve uma grande preocupação em evitar um novo fracasso da paz e tentar impedir uma crise económica a nível mundial.

A fundação da ONU

Como vimos, ainda no decorrer da guerra, era necessário substituir a Sociedade das nações por uma nova organização internacional que servisse o mesmo propósito da anterior, o que era essencial para impedir ovas agressões políticas e económicas das guerras. Em são francisco, já se preparava o documento para a formação da ONU, mas a 26 de junho de 1945, 51 países assinaram a carta das nações unidas.

Os objetivos das nações unidas

O papel principal das nações unidas era preservar a paz, reafirmar os direitos humanos fundamentais e promover o nível de vida. Os objetivos da ONU eram então manter a paz e segurança internacionais, e ao mesmo tempo desenvolver relações de amizade entre as nações, baseadas no princípio de igualdade de direitos. Outro objetivo era realizar a cooperação internacional.

As novas regras da economia internacional

Desde 1944, a grande preocupação era a de evitar que o final da guerra fosse acompanhado por uma grave crise económica. A economia dos paises em guerra estava então desorganizada e numa situação precária, com grande endividamento e falta de mao de obra. Pelo contrario, a balança dos estados unidos era agora excedentária, sendo os americanos os credores do mundo e em especial, da europa endividada. Em julho de 1944, Bretton Woods começou uma conferencia monetária e financeira. As propostas americanas venceram as do representante John Keynes. Criou-se então um novo sistema monetário internacional, que procurava evitar a ausência de cooperação dos paises, favorecendo assim a paridade e a convertabilidade. Os acordos de bretton woods estabeleceram novas regras para as relações de trocas entre os paises e foi criado um sistema de instituições internacionais que regulavam o sistema de pagamentos (FMI, BIRD). Em Bretton Woods regressa-se ao padrao Divisas-ouro. O dólar é a referencia dos sistema e é a única divisa directamente convertível em ouro.

A primeira Vaga de descolonização

Os inícios do anticolonialismo

A 1ª grande guerra e a revolução de outubro abalaram as estruturas do colonialismo. O fim do imperio alemão e do imperio Otomano beeficiaram a Inglaterra e a frança. A crise económica de 1929 teve também repercussões a nível do desenvolvimento de movimentos nacionalistas nas regiões colonizadas. Por outro lado, com a crise, as metrópoles impuseram tarifas aduaneiras fortalecendo os laços que as uniam. Nos paises colonizadores, a vontade da descolonização era desconhecida para a maioria.

Os efeitos da 2ª Guerra mundial

O impacto da guerra levou ao desaparecimento de extensos impérios coloniais, com séculos de existência. A guerra foi conduzida em nome da liberdade e contra o imperialismo. A carta do Atlantico afirmava a vontade de fazer respeitar o direito dos povos. Por outro lado, o incitamento ao nacionalismo e propaganda anti-europeia eram desenvolvidas por alemães, italianos e japoneses. Quando a guerra terminou, as grandes potencias tinham perdido prestigio, havia a noção de que os poderes coloniais podiam ser derrotados. A ONU baseava-se na igualdade de direitos de todos os povos e favorecia a descolonização. As duas potencias que saíram vitoriosas da guerra, eram ambas hostis ao colonialismo. Nos anos 50, a URSS apoiou os movimentos de libertação que se dirigiam contra as potencias coloniais do bloco ocidental, e os EUA apoiaram-nos para os retirar da esfera soviética. A emancipação dos povos colonizados conduzia com diferentes motivações, ideologias e métodos. As metrópoles começaram por recusar a independencia às colonias, pois eram a grande fonte de riqueza e também simbolo de um passao grandioso e a garantia da sua posição enquanto potencias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com