TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REPÚBLICA DO BRASIL E EDUCAÇÃO

Por:   •  16/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA – 7º SEMESTRE

NEOMÁRIO SOARES DE SOUZA

A REPÚBLICA DO BRASIL E EDUCAÇÃO

[pic 3]

Almenara

2013

NEOMÁRIO SOARES DE SOUZA

A REPÚBLICA DO BRASIL E EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para disciplina de Produção do Conhecimento Histórico, História Cntemprânea II, História do Brasil IV, História Regional , Seminário VII.

Tutores Eletrônicos:Cyntia, Fábio, Julho,             Taise e   Reinaldo

               Tutor de Sala:Patricia Moreira Barros

                    Pólo de Apoio Presêncial:Almenara

Almenara

2013

INTRODUÇÃO

Na implantação da republica mostrou a nula participação do povo em sua proclamação e a derrota dos esforços de participação nos anos que seguiram .havia no Brasil pelo menos três correntes que disputavam a definição da natureza do novo regime ,liberalismo americano o jacobino da França e o positivismo .as três correntes de pensamentos lutaram entre si no inicio da republica . No caso do jacobinismo, por exemplo, havia a idealização da democracia clássica, a utopia da democracia direta, do governo por intermédio da participação direta de todos os cidadãos. No liberalismo , a utopia era outra, era a de uma sociedade coposta por individualismo autônomo, cujo o interesse era pela mão de invisível do mercado. Neste caso cabia ao governo intervir o menos possível na vida dos cidadãos. O positivismo possuía ingrediente utópico ainda mais explícito

A REPÚBLICA DO BRASIL E EDUCAÇÃO

Diante da história do nosso país,  o trabalho em sala de aula é muito importante diante do imaginário social e constituído e se expressa por ideologias e utopias, sem duvida mas também e o que interessa por símbolos alegorias, rituais, mitos. Símbolos, alegorias ,rituais ,mitos e símbolos e mitos podem, por seu caráter difuso, por sua leitura menos codificada, torna-se elementos poderosos de projeção de interesses. Na medida em que tenha êxito em atingir o imaginário, podendo também plasmar visões de mundo e modelar condutas..

Na verdade e a republica era uma forma de esperança para aquele povo sofrido que tinha acabado de sair da escravidão, mas não só a escravidão era o problema  como o clima seco árido eram a sua maior escravidão, sem contar com os grandes donos de terras que pagavam uma miséria a os trabalhadores essas famílias ricas dominavam  a população local do nordeste do Brasil e da Bahia aqueles donos de terras lutavam entre si pelo poder político e expandir sua terras que eram o seu símbolo de poder aquele povo era um mistura de raças que como índios mamelucos cafuzos que lutavam por terras para ter o que plantar para comer aquele povo não tinha nem como trabalha para sobreviver pois a escravidão já tinha ido embora mas só no papel ,aquele povo sofrido alguns se revoltava para o cangaço pois aquela era a única saída pois pior que estava não poderia ficar outros viravam jagunços dos coronéis, eles os coronéis eram considerados policias que defendiam o governo e povo “manter a ordem”.

Aqueles povos longínquos do sertão, quanto mais longe da educação e da informação  melhor para o governo, para si desloca eram a miro dificuldade pois não avia estradas, para chegar nas suas casas eram o maior dificuldade ,com essas dificuldades de grandes impostos a seca castigando a falta e acesos as sua casas o regime opressor fome sem educação alguma, a única solução era apelar pra Deus, e a sua fé pois pior que ali não existiria, como nos tempos de Cristo, como a qualquer hora poderia nascer outro Jesus Cristo para salva aquele povo sofrido a única saída era apelar para sua fé, era rezar e esperar cair do céu a solução dos seu

PLANO DE AULA

Tema: A República do Brasil

Turma: 8º ano do Ensino Fundamental        Turno: Vespertino

Cargo Horário: 3 aulas

Conteúdo Específico: O que é a República, Quando Surgiu, e Quais os Principais Personagens Republicanos do Brasil.

Objetivo Geral: Compreender os fatos ocorridos no inicio da República Brasileira.

Objetivo Específico: Refletir sobre o que motivou que levou o inicio da república brasileira; Abordar temas que ainda possam ser considerados desconhecidos; Analisar como era a participação do povo no inicio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (140.7 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com