A Redação Sociologia
Por: robertanisei123 • 23/9/2025 • Trabalho acadêmico • 1.339 Palavras (6 Páginas) • 270 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UNEAD
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
Roberta Nisei Claudio da Silveira
Layse Queiroz
REDAÇÃO: Fato Social e Classes Sociais
IBOTIRAMA/BA
2022
Roberta Nisei Claudio da Silveira
Layse Queiroz
REDAÇÃO: Fato Social e Classes Sociais
Produção de redação solicitado como requisito de avaliação da disciplina de Sociologia, do curso de Licenciatura em História, pela Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD), Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Profº. Formador: Rogério de Souza Bispo
Tutor: Jilmar Gusmão
Ibotirama/BA
2022
Qualquer ideia ou comportamento humano que seja gerado a partir da vida comunitária e que seja externo ao indivíduo é conhecido como fato social. Esse conceito foi cunhado pelo sociólogo francês Émile Durkheim, e abrange a maioria dos fenômenos que ocorrem dentro de uma sociedade.
Durkheim definiu o fato social como “todo modo de agir, fixo ou não, que pode exercer uma coerção externa sobre o indivíduo e que é geral em toda a esfera de uma dada sociedade e que, ao mesmo tempo, tem existência própria”, independentemente de suas manifestações individuais.
Para o sociólogo francês, essas ideias e comportamentos eram externos à pessoa, mas ao mesmo tempo o moldavam e o predispunham a agir de determinada maneira.
Segundo ele, isso ocorreu a partir dos preceitos culturais que cada ser humano incorporou ao longo de seu processo de socialização e que, consciente ou inconscientemente, influenciaram seu comportamento e pensamento.
É parte essencial da vida em sociedade, uma vez que suas bases identificam e sustentam a ordem e a cultura prevalecentes dentro de uma determinada população. Além disso, a lei é responsável por moldar os membros de uma comunidade e os predispõe a agir e pensar de uma determinada forma que se relaciona com o grupo.
Quando um indivíduo se opõe a esse mandato coletivo, geralmente é punido. Dependendo da gravidade do ato, poderá receber reprovação moral, ser censurado, separado, exilado ou penalizado civil ou criminalmente.
Para nós, que vivemos em uma sociedade centrada no individualismo, pode parecer difícil reconhecer a existência de algo que impacta nossa autonomia. Queremos acreditar que tudo o que fazemos é por livre arbítrio, mas basta observar a sociedade com discrição e veremos como se repetem as formas de pensar, sentir e agir. Quando estudamos uma cultura diferente da nossa, os fatos sociais tornam-se mais claros, observando-se que o que é estranho a nós, a outra comunidade, se estabelece culturalmente, como um hábito comum que se reproduz independentemente da vontade de seus membros.
Em suma, a vida social não pode ser concebida sem a existência de um sistema jurídico e, portanto, o direito está presente em todos os grupos humanos. Por sua vez, quando os indivíduos a aceitam como um fato social, isso implica que se reconheçam como membros de uma determinada comunidade.
O conceito de fato social que Durkheim elabora em sua teoria do objetivismo sociológico estabelece que os indivíduos agem por uma força externa a eles; que é conhecido como coação. É a força que a sociedade exerce direta ou indiretamente e condiciona o comportamento do indivíduo, ou seja, são as formas de fazer ou pensar. A relação social de produção de Marx são as relações sociais que os indivíduos criam, mas que por sua vez são impostas pelas coletividades sem depender de sua vontade, acabam sendo uma imposição da própria sociedade. Essas relações sociais de produção são determinadas em termos de propriedade. Então a partir daqui começamos com a ideia de classes sociais, possuidores e não possuidores de bens.
As pessoas que optam por dizer não a essa imposição coletiva que entendemos como um fato social reforçam sua individualidade e alimentam seu brilho interior. Este é o caminho de grandes artistas, de cientistas que fazem descobertas revolucionárias, de criadores que conseguem influenciar o mundo inteiro ao longo de várias gerações e entrar para a história. Mas opor-se aos mandatos não é fácil, na maioria dos casos, o preço a pagar é a rejeição, a inveja, o ódio e a censura, entre outras punições.
As classes sociais e um dos conceitos mais trabalhado e discutido no campo da ciência social não a uma única definição do conceito de classes sociais, os estudiosos, os cientistas e historiadores já criaram vários conceitos em relação ao conceito de classes sociais. Mas esses conceitos de classe eram trabalhados dentro de uma perspectiva de formo geral.
As classes sociais seriam as nossas condições sociais e econômicas, classes sociais está relacionado de como se vestimos, de como nós comemos se a nossa casa é própria ou é alugada, quantas vezes vamos ao cinema a quantidade de livros que possuímos dentro de casa ou do emprego que nós temos.
Portanto o conceito de classes sociais vem de dois grandes cientistas sociais do século XIX e início do século XX que trabalharam os conceitos sociais, um deles seria Karl Marx, muitas pessoas acharam que Marx trabalhou de forma exaustiva o conceito de classes sociais, mas Marx ele nem se quer trabalhou o conceito especificamente sobre as classes. Quando Marx estava escrevendo o livro Capital ele fez a seguinte pergunta: o que é uma classe? Nesse momento quando ele estava escrevendo essa obra ele tinha falecido. Portanto Marx não tinha concluído sua definição sobre essas classes sociais.
...