TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reforma na Inglaterra

Artigo: A Reforma na Inglaterra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2013  •  Artigo  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  418 Visualizações

Em 1530, Lutéro escreveu a Confissão de Augsburgo, a doutrina luterana: fé como única fonte de salvação; supressão do clero regular, do celibato e das imagens (ícones); livre interpretação da Bíblia; submissão da Igreja ao Estado; manutenção de dois sacramentos: o batismo e a eucaristia.*

*(corpo e o sangue de Jesus Cristo estão presentes sob as espécies do pão e do vinho)

A Reforma na Inglaterra

Na Inglaterra, o líder da revolução protestante foi o próprio rei Henrique VIII. Henrique VIII rompeu com o papado porque pretendia desfazer seu casamento com Catarina de Aragão para casar-se com Ana Bolena, alegando querer um herdeiro para o trono.

Sendo este casado com Catarina de Aragão e estando apaixonado por Ana Bolena, Henrique solicita ao Papa Clemente VII a anulação do casamento. Perante a recusa do Papado, Henrique faz-se proclamar, em 1531, protector da Igreja inglesa.

Henrique VIII rompeu oficialmente com a Igreja de Roma publicando, pelo Parlamento, o Ato de Supremacia (1534), por meio do qual se tornava chefe da Igreja na Inglaterra, mais tarde denominada anglicana. Excomungado pelo papa, o rei confiscou os bens da Igreja católica no país.

A Reforma Anglicana buscou ser a "via média" entre os extremos romanos e puritanos. Assim aceitam os dois sacramentos do Evangelho: o Santo Batismo, através do qual a pessoa é feita membro da Igreja de Cristo, sendo que tal graça é complementada na Confirmação, e na Santa Comunhão, que une o cristão ao sacrifício de Cristo Jesus que os alimenta com seu corpo e sangue.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com