TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A República Velha

Por:   •  15/5/2017  •  Abstract  •  3.517 Palavras (15 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 15

Primeira república (república velha)

Após a Proclamação da república, em 1889, pelo marechal Deodoro da Fonseca, o país está dividido entre qual tipo de governo iria adotar, cada grupo queria um modelo que privilegiasse seus iteresses próprios. Alguns grupos defendiam uma república de direitos iguais, enquando outros preferiam uma ditadura com um governo centralizado e forte (principalmete fazendeiros de SP, MG e RS, que defendiam o federalismo). Nas Forças Armadas havia uma inveja da Marinha com o Exército, poius este recebia mais atenção e mais privilégios do governo. A implantação da república não foi democrática, o povo nem participou.

República da Espada: 1ª fase

Presidência de Deodoro: 1889-1891

O marechal Deodoro da Fonseca comandou o país a partir da proclamação da república num governo provisório, o país se chamava Estados Unidos do Brasil, e era uma verdadeira ditaduta, onde opositores eram presos e até mortos. Em 1890 foi eleita a Assembleia Constituinte (composta principalmente por latifundiários, que lutavam pelos seus interesses), e ocorreu a primeira eleição, e Deodoro foi eleito, sem ser votado pelo povo, usando da pressão e medo com o Congresso. Seu governo favorecia amigos, era corrupto, dava festas com dinheiro público, o Congresso votou  a Lei das Responsabilidaeds para limitar os poderes presidenciais, Deodoro fechou o Congresso. Foi muito pressionado pelo mau governo, e com 9 meses de mandato (como presidente oficial, tirando o tempo que comandou o governo provisório), renunciou.


Floriano Peixoto: 1891-1894

Reabriu o Congresso e suspendeu as medidas opressoras de Deodoro, chamado de "Maerchal de Ferro", era apoiado por boa parte dos militares e cafeicultores, não foi nada democrático, e prendia qualquer oposição. Em 1893 estourou a segunda revolta da armada, marinheiros revoltados com o governo começaram a atacar a capital (que era no RJ) com navios, mas o presidente não cedeu.
No RS, ocorreu uma guerra civil entre dois gruops políticos, um era: positivista, defensor do autoritarismo, liderado por
Júlio de castilhos, chamados de pica-paus; e o outro queria mais poderes para os políticos e para os governadores, liderados por Silveira Martins, chamados maragatos. A guerra ficou conhecida por Revolução Federalista do RS, Floriano apoiava os pica-paus. O presidente era meio popúlar por abaixar preço de aluguéis, baratear a carne, e etc., na revolta da armada rejeitou e até ameaçou navios estrangeiros de intervirem no combate.

Domínio Oligárquico: Costituição de 1891

Cridada por latifundiários, a Constituição privilegiava a verdadeira força da República Velha, as oligarquias rurais, Em cada estado havia uma, as mais fortes eram as de SP e MG. Na Contituição o voto era apenas para homens, acima de 21 anos, e alfabetizados. Soldados, mulherres, padres e analfabetos não votavam, isso excluía 95% do povo ao voto. O voto era aberto, a pessoa dizia publicamente em voz alta em quem ia votar, assim os coronéis (grandes donos de terra) intimidavam os eleitores com seus capangas, a votarem nos candidatos que ele apoiava, era o voto de cabresto, os bandos de eleitores eram chamados de currais eleitorais. E se um político que não estivesse no esquema de oligarquias fosse eleito? A Comissão verificadora (órgão que aprovava ou 'degolava' a candidatura do político) barrava-o.
Na época vigoravo o federalismo (estados fortes e independentes, podiam ter exército próprio e pegar empréstimos no exterior), os estados disputavam força, mas eram subordinados ao país. Então houve um equilíbrio entre os três poderes (o moderador acabou em 1889), por influência do positivismo (verdades comprovadas pela ciência, autoritairismo, superioridade burguesa) o país se desvinculou da Igreja Católica.

 2ª fase: República da oligarquias

Consolidando a República do Café

Prudente de Morais (cafeicultor e então presidente do Brasil) foi o primeiro presidente civil, no seu governo os cafeicultoers paulistas ganharam muito poder, mas como o preço do café tinha caído muito nos últimos tempos, o presidente criou medidas para ajudar os cafeicultores, diminuindo taxas alfandegárias para ajudar-los (quebrou as poucas empresas nacionais), e ferrou com o resto país.
O próximo presidente, Campos Sales, consolidou a
política dos governadoes, que funcionava assim: os chefes das oligarquias/governadores influenciavam todos os eleitores de seu estado (com ajuda de coronéis e capangas, claro) a votar a favor do presidente, e como retorno, o presidente destinava a esse estado uma verba maior, mais obras, melhores investimentos e etc, uma troca de favores a nível nacional.

O domínio oligárquico

Oligarquia significa "governo de poucos", as oligarquias da primeira república eram compostas por uma família rica, ou várias delas, e  eram o motor principal do país, prefeitos, deputados, governadores, e até o presidente, só eram eleitos se fossem apoiados por ela, e o café, principal base da economia do país, também era seu principal produto.  

Cada estado tinha seu próprio partido, os mais fortes eram: Partido Republicano Paulista (PRP), Mineiro (PRM), e Riograndense (PRR). SP era o estado mais rico, MG tinha o maior número de eleitores, ambos se juntaram e criaram uma política de revezamento no poder, alternando os presidentes, um mandato para cada estados, foi a política do café com leite.

Coronéis não mandavam tanto assim

Eram os homens que mandavam em toda uma região, eram ricos (em relação aos outros moradores), poderosos, influentes, temidos e cheios de jagunços (capangas). Mas eles não estavam no apogeu, estavam em decadência na verdade. Não usavam apenas força, durantes as eleições, distribuiam presentes, favores, empregos, reformas locais, apadrinhavam crianças.... tudo por votos. Essa relação entre presentes e votos era chamada de clientelismo. Os coroneis dependiam dos governadores, e trocavam favores com estes também.

Outras oligarquias

No RS, os fazendeiros vendiam charque no mercado interno, e se sentiam prejudicados pois o governo dava muito mais atenção aos cafeicultores. Nessa parte do Sul do país, a porcentagem de militares era grande, maioria de ideias positivistas.
No Nordeste as oligarquias estavam desunidas por disputas, pois o governo ajudava umas e outras não.
Quase todas as oligarquias estavam fracas ou desunidas, assim nunca conseguiam poder para combater as oligarquias do Sudeste.

Espada no café com leite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com