TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolta do Contestado

Por:   •  27/8/2019  •  Resenha  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

A Revolta do Contestado ocorreu  em Santa Catarina e Paraná, nesse local tinha terras devolutas do Estado ricas em madeira e erva mata, assim não havia regulamentação da posse desses terrenos. Entretanto conforme o governo passou a explorar tal região começou a gerar conflitos , porque já havia pessoas estabelecidas. Tais problemas fez a população reivindicar suas terras com o monge José Maria e para conter isso o Estado solicitou reforço da França para acabar o conflito. Portanto no texto será descrito a Revolta do Contestado e no final terá as consequências para a assinatura do Contrato da Missão Militar Francesa.

        O conflito foi liderado pelo José Maria, vidente daquela região, pessoas o seguiam por causa do lado mítico, tal fatos fez muitas pessoas se aglomerarem para perto dele.Essa região era rica e estava sendo instalada uma ferrovia e industrias madeireiras. O líder juntou uma expedição para a cidade Irani, em resposta essa ocupação o governador Carlos Cavalcanti de Albuquerque enviou um destacamento do Regimento de Segurança do Paraná para expulsar os supostos invasores. Diante disso, o monge e 11 invasores morreram no conflito.

        Por ocasião de o povo acreditar que José Maria fosse um Deus , consequentemente a população acreditava na ressuscitação do líder com seu “Exercito Encantado de São Sebastião”, e em 1913 uma adolescente messiânica atraiu ex-funcionários de madeireiras, fazendeiros com problemas de terra, opositores de coronéis, pois havia conversado com José Maria.

        As ações dos revoltosos tinham o intento  como a deposição política de coronéis da região , o deslocamento da Southern Brazil Lumber and Colonization Company, a distribuição e o reconhecimento de título de propriedade de terras aos sertanejos. Isso fez quase 80 mil pessoas protestarem e tomar conta da região, assim o conflito ficou incontrolável necessitando de um planejamento de guerra e modernização do Exército para conter o movimento, uma vez que o Exército Brasileiro era equiparado a uma tropa de equipamento de primeira linha, soldados uniformizados e disciplinados , entretanto não era moderna e não tinha o nível de instruções como da França.

        Portanto, a Revolta do contestado foi fundamental para a assinar o contrato entre França e Brasil em 1919 , já que não conseguia conter um conflito na região sul . Então , a Revolta do Contestado foi um fator ponderante para a assinatura, uma vez que havia testemunho dos soldados que enfrentaram dificuldade na Revolta de Contestado, fazendo necessário a melhoria do Exercito brasileiro com a Missão Militar Francesa , pois houve a modernização da tropa e instruções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (24.5 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com