TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segunda Guerra

Por:   •  19/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 6

Professor Teotônio Alves Pereira

Francisco Antonio de Moraes Machado, nº07

João Pedro de Paula Costa Vasques, nº11

Liliane dos Santos Carlos, nº12

Luis Eduardo Farias, nº14

William Xavier, nº24

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

São Paulo

2017

INTRODUÇÃO

Um grande conflito como a Segunda Guerra Mundial não se inicia a toa. Esta guerra bélica se deu por diversos grandes fatores, vindo da Alemanha, Itália e se expandindo pela Europa, África e Ásia.

  Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes,  inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.

 Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques etc.).

 Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.

AS CAUSAS DA GUERRA

A ideia fundamental para dar origem à grande segunda guerra mundial foi o fato de que Hitler queria expandir seus territórios da Alemanha e assim conseguir mais poder e recursos matérias. Esses recursos seriam adquiridos no decorrer da guerra, os objetivos militares e expansionistas também eram presente no final da década de 1930, na Itália fascista de Mussolini e no Japão.

Em primeiro de setembro de 1939, Hitler coloca em pratica seu plano e com isso acaba invadindo a Polônia, a Inglaterra e a frança declaram guerra à Alemanha dando inicio ao maior conflito bélico.

Forte militarização da Alemanha e da Itália durante a guerra tinha como objetivo diminuir o nível de desemprego, mas também colocar em pratica as ideias nazi-fascistas, o Japão também investiu em militares por que queria conquistar território na Ásia através da guerra.

O sentimento de revanche da Alemanha por ter perdido na primeira guerra mundial, Hitler pretendia desrespeitar o tratado de Versalhes e reconquistar territórios perdidos durante a guerra.

O AVANÇO DAS TROPAS NAZISTAS E FASCISTAS

Quando Hitler subiu ao poder a Alemanha estava passando por uma crise econômica pela perda de Primeira Guerra Mundial e a pela crise mundial de 1929. Hitler pretendia expandir os territórios alemães, criando um terceiro império e mostrando a superioridade alemã.

A primeira invasão alemã foi no território da Polônia, em 01 de setembro de 1939, por tentativa de recuperar o que foi perdido na Primeira Guerra Mundial. Nisso a França e a Inglaterra estavam do lado dos poloneses e no dia 03 de setembro do mesmo ano foi declarada por estes países guerra a Alemanha, dando inicio a Segunda Guerra.

A Itália fascista, liderada por Mussolini, fez sua primeira invasão na Etiópia, durando desde 02 de outubro de 1935 a maio de 1936, com resultado positivo e se se anexando no território.

Em 25 de outubro de 1936 a Alemanha nazista e a Itália fascista assinam um tratado de cooperação.

O DOMINIO JAPONES NA ÁSIA

A invasão da Manchúria, em setembro de 1931. Os japoneses colocaram na Manchúria um imperador no poder, que era controlado pelos japoneses. Como a Manchúria era um território chinês, essa invasão desencadeou a guerra contra a China, que começou em 1935. A Sociedade das Nações protestou contra o Japão, mas o Japão não cedeu e se retirou da Sociedade.

Os japoneses avançaram no Pacífico, atacando a base militar de Pearl Harbor. O objetivo principal do Japão era formar um grande império asiático, com a conquista de regiões ricas em matérias-primas, sobretudo petróleo e borracha, necessários para manter sua máquina de guerra. Em dezembro de 1941, a aviação japonesa fez um ataque-surpresa à base norte americana de Pearl Harbor, no Havaí. Foi então que os Estados Unidos acordaram para a guerra. As divergências entre Estados Unidos e Japão já vinham de longa data.

A FORMAÇÃO DAS ALIANÇAS

Na luta da Segunda Guerra Mundial, houve a formação de duas alianças, a aliança do Eixo e a aliança dos Aliados. A aliança do Eixo tinha como participantes a Alemanha, a Itália e o Japão e o principal interesse entre eles era a expansão territorial e a criação de impérios a partir da conquista militar. Na aliança dos Aliados os integrantes eram os Estados Unidos, a União Soviética, o Império Britânico e a China, que tinham como o mesmo objetivo, destruir ou neutralizar o comunismo soviético.

O inicio da aliança do Eixo deu-se a partir de 1º de novembro de 1936, quando a Alemanha e a Itália assinaram um tratado de amizade, anunciando a criação do Eixo Roma-Berlim. Em 25 de novembro de 1936, há a assinatura do Pacto Anti Internacional Comunista entre a Alemanha e o Japão imperial. Outro tratado entre a Alemanha e a Itália é assinado, em 22 de maio de 1939, o Pacto de Aço, formalizando aliança do Eixo através de provisões militares. Para a formação da aliança por fim há assinatura dos três países do Pacto Tripartite, em 27 de setembro de 1940.

Diversos outros países se juntaram ao Eixo, estes foram: Hungria, Romênia, Eslováquia, Bulgária, Iugoslávia, o Estado Independente da Croácia e a Finlândia. 

No Ano de 1945, a aliança dos Aliados derrota os países do Eixo.

O HOLOCAUSTO

Foi uma perseguição política, étnica, religiosa e sexual, organizada pelo governo nazista, tendo um caráter preconceituoso. O nazismo propagava que a Alemanha tinha que impedir tudo o que os atrapalhavam de formar uma nação com seres superiores. Com isso se deu inicio Hitler começou a exercer seu ódio a aqueles que impediam a pureza racial dentro da Alemanha. Os principais povos culpados eram os judeus e os ciganos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (197.6 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com