TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segunda Guerra

Por:   •  7/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.816 Palavras (12 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 12

E.E.E.M. Presidente Kennedy

História

Cachoeirinha, 2018

Nome: Vinicius Braz Macêdo

Turma: 303

Número da chamada: 31

Introdução

Neste trabalho será apresentado o conteúdo sobre a segunda guerra mundial, incluso também o retrato escrito de alguns fatos femininos que influenciaram também essa causa.

   

                                                                                                                                                             

AS RAZÕES QUE LEVARAM À SEGUNDA GUERRA

           

      No Palácio de Versalhes, em Paris, reuniram-se os representantes de 32 países, que assinaram um acordo em 28 de junho de 1919, elaborado na verdade pelos representantes dos "Três Grandes" -- o presidente Woodrow Wilson dos EUA, e os primeiros ministros da Inglaterra e França, David Lloyd George e Georges Clemanceau -- e que foi imposto à Alemanha derrotada.

     O tratado: pretendia devolver a paz à Europa e ao mesmo tempo, eliminar o potencial bélico e industrial alemão, mas criou uma nova realidade marcada pela postura imperialista dos vencedores e pelo fortalecimento do sentimento nacionalista e de vingança na Alemanha. Este tratado também conhecido com o Tratado De Versalhes obrigou a Alemanha a entregar todo seu equipamento bélico (5 mil canhões, 25 mil metralhadoras, 3 mil morteiros, 1700 aeroplanos, 5 mil locomotivas, 150 mil vagões, 5 mil caminhões, 6 cruzadores, 10 encouraçados, 8 cruzadores e 50 destróieres), a retirar suas tropas da região do Reno, próxima da França, a reduzir o efetivo militar, foi proibida de se unir à Áustria e perdeu todos os seus territórios na África e Ásia. Na Europa, o país foi obrigado a devolver as regiões da Alsácia e Lorena à França e as regiões de Dantzig (de população predominantemente alemã) à Polônia.

      A crise de 1929 foi também uma grande depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. O dia 24 de outubro de 1929 é considerado popularmente o início da Grande Depressão, mas a produção industrial americana já havia começado a cair a partir de julho do mesmo ano, causando um período de leve recessão econômica que se estendeu até 24 de outubro, quando valores de ações na bolsa de valores de Nova Iorque, a New York Stock Exchange

                                                                                                                                                   2

A Guerra de 1939 a 1945

             Trouxe algumas consequências mundiais, destacando-se, entre outras a derrocada da hegemonia europeia, com a emergência de duas superpotências: Estados Unidos e União Soviética.

             A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da história da humanidade por mobilizar países de todos os continentes do planeta e apresentar cenários de guerra na Europa, África, Ásia e Oceania entre 1939 e 1945. Nesse conflito, aconteceram eventos marcantes como o Holocausto e o lançamento das bombas atômicas, e os historiadores estimam que entre 60 e 70 milhões de pessoas tenham morrido em todo o planeta em decorrência dessa guerra.

O partido alemão, que possuía um discurso de nacionalismo extremo aliado a tendências antissemitas, xenofóbicas e imperialistas, transformou a Alemanha sob a liderança de Adolf Hitler, a partir de um rápido crescimento econômico. Assim, com uma doutrinação imposta à população, a Alemanha fortaleceu-se economicamente e militarmente e assumiu um expansionismo territorial que a levou a invadir e anexar Áustria e Tchecoslováquia em 1938.

         O estopim da guerra, contudo, deu-se com a invasão da Polônia em 1º de setembro de 1939. Com essa invasão, o líder alemão desejava dar mais um passo na formação do “espaço vital” germânico. Além disso, essa ofensiva era uma vingança de Hitler, que pretendia recuperar antigos territórios germânicos perdidos com a derrota na Primeira Guerra Mundial (como o corredor polonês e Danzig).

O ANT-SEMITISMO

A palavra anti-semitismo significa preconceito contra ou ódio aos judeus. O Holocausto é o exemplo mais radical de anti-semitismo na história.

                                                                                                                                       3

                                                                                                                                                 

Sumário

  1. Introdução;
  2. Razoes que levaram a segunda guerra;
  3. A guerra de 1939-1945, ant-setimismo;
  4. O eixo e os aliados;
  5. Participação do Brasil, Little boy e Fatman;
  6. ONU;
  7. Presença feminina
  8. Conclusão

O Eixo

Os Países do Eixo eram aqueles que reuniam as ideologias autoritárias na Segunda Guerra Mundial, englobando o nazismo e o fascismo.

Composto principalmente por: Alemanha, a Itália e o Japão.

O Aliados

Os Aliados da Segunda Guerra Mundial foram os países que se opuseram às Potências do Eixo na Segunda Guerra Mundial. Estes representavam basicamente os mesmos que formaram a Tríplice Entente durante a Primeira Guerra Mundial. No comando dessa força de coalizão estavam os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Soviética.

O Reino Unido esteve na guerra desde o começo por ser a grande potência mundial e considerado inimigo do nazismo de Hitler. Já os Estados Unidos entraram na guerra após o ataque japonês sofrido em suas bases militares em Pearl Harbor, no Pacífico. Enquanto a União Soviética aderiu ao conflito pelo rompimento do pacto nazi-soviético em 1941, marcado pela invasão do exército alemão em território soviético. Assim se uniram as principais forças dos Aliados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (142.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com