TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segunda Guerra Mundial

Por:   •  15/6/2016  •  Artigo  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 5

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL(1939-1945)

Palavras-chave:Segunda Guerra Mundial , Holocausto .

Introdução: Um conflito desta magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia.

Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes,  inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Devido à quantidade de pessoas mobilizadas e à utilização de armas com poder destrutivo nunca visto, a Segunda Guerra Mundial foi chamada de "guerra total".Em Agosto de 1945, as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, foram atingidas por bombas atômicas, lançadas pelos Estados Unidos. Causando a morte de várias pessoas, um número aproximado à 200 mil pessoas.Várias motivações da Segunda Guerra Mundial tiveram origem na Primeira Guerra Mundial, isso porque as cláusulas estabelecidas pelo Tratado de Versalhes em 1919, não solucionaram os fatores e lançaram as sementes para a Segunda Guerra Mundial.

Diante as atrocidades ocorridas na Primeira Guerras Mundial, os governos de muitos países, adotaram uma diplomacia baseada na chamada "política de apaziguamento", pelos países da França, Inglaterra e Estados Unidos (USA).Por meio dessa proposta, os governantes desses países buscariam manter a paz entre as nações por meio da diplomacia.

Cada nação adotou uma atitude diferente, eles sabiam que a paz era importante para reerguer a economia dos países europeus, arrasados pela guerra.Os governantes da França dizia ser necessário respeitar o Tratado de Versalhes. Já os Estados Unidos, preferiam adorar uma política não só pacifista, mas também isolacionista, e, recusaram assinar este Tratado.

Em agosto de 1939, quando representantes dos governos da Alemanha e da URSS assinaram o Pacto Germano-Soviético, um acordo de não agressão mútua. Esse acordo surpreendeu principalmente a França e a Inglaterra, que até então acreditavam na veracidade da propaganda anticomunista promovida pelo governo nazista alemão.

No dia 1° de setembro de 1939, os alemães invadiram a Polônia para reaver a cidade de Danzig que pertencia à Alemanha até o fim da primeira guerra mundial.

No dia 3 de Setembro de 1939, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha, dando início a segunda guerra mundial Os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial foram marcados pela ofensiva das forças do Eixo na Europa e no Pacífico.De setembro de 1939 a abril de 1940, a guerra limitou-se a combates navais. Em abril de 1940, quando as condições climáticas permitiram, os alemães invadiram e ocuparam rapidamente a Dinamarca e Noruega. Em maio, deram início à ofensiva contra Holanda, Bélgica e Luxemburgo.

Como havia sido idealizada para uma guerra de trincheiras, essa linha de defesa não pôde conter o avanço dos veículos blindados alemães, e invadiram a França.

A França depois de derrotada, assinou um armistício em junho de 1940, com isso, o norte e sul do país, foram dominados pelos alemães. Hitler tendo a Europa Ocidental sob controle, voltou suas forças contra a Inglaterra. Mesmo com a destruição provocada pelos bombardeios alemães, a Inglaterra resistiu, frustrando os planos de Hitler.

A Biltzkrieg (“guerra relâmpago”)foi responsável pela grande rapidez e eficácia dos combates das forças armadas da Alemanha nos primeiros anos de guerra. Visava essa tática o avanço rápido e eficiente de tropas do exercito ,reduzindo ao máximo as chances de defesa do inimigo. Atingindo o objetivo as forças Biltzkrieg eram rapidamente deslocadas para outra batalha.

Hitler direcionou suas forças contra União Soviética, pois teve que adiar seus planos de invadir a Inglaterra.

O pacto de não agressão foi desconsiderado, e, Hitler iniciou a invasão em junho de 1941. A violência dessa invasão foi muito intensa, e, ficou conhecida como “Operação Barbarossa”, onde milhões de soviéticos, civis e militares, foram massacrados. Em novembro, os alemães já estavam próximos a Moscou.

A população da capital russa, conseguiu resistir, foi até beneficiada pelas chuvas que deixaram as imediações de Moscou em pântanos, que acabou impossibilitando o avanço dos blindados alemães.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com