TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segunda Guerra Mundial

Por:   •  25/9/2019  •  Artigo  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A primeira guerra mundial ocorreu entre os anos de 1914 a 1918, porem teve seu inicio em 1871 com o inicio de uma grande disputa comercia, envolvendo as grandes potencias da época, divididas em dois blocos, a Tríplice aliança, constituídas pelo império alemão, o império austro–húngaro é o reino da Itália, é a Tríplice Entente, formado por grã- Bretanha, frança e Rússia. Com o desenvolvimento do capitalismo aumentou ainda mas a rivalidade entre os blocos.

Por uma supremacia política e ideológica as potencias armavam-se á espera da guerra, dando inicio a corrida armamentista porem o suposto intuito não era iniciar um conflito, um período de “paz”, mas com todos bem preparados para iniciar uma guerra a qual quer momento, as superpotências tinham como fundamento base o desenvolvimento da indústria bélica é a capacitação dos seus exércitos,

Um dos fatores que marcarão a ascensão das hospitalidades entre as superpotências foi o Nacionalismo, esse sentimento de nacionalismo ficou evidente em 1789 com o desdobramento da Revolução francesa, onde os lideres manifestavam principalmente a ideal de união entre o povo e o governo, resumindo fraternidade, discurso inverso da Alemanha e da Itália.

Para piorar a situação em 1908 teve o inicio da crise dos Bálcãs, quando a Áustria resolveu anexar ao seu território às províncias turcas da Bósnia e da Herzegovina, habitados por povos eslavos províncias cobiçadas pela Sérvia e Rússia, esses acontecimentos levaram ao crescimento da hostilidade servia ao império ao império austro–húngaro.

O estopim para o inicio da guerra ocorreu no dia 28 de julho de 1914, após Francisco Ferdinando, herdeiro de o trono austro-húngaro ser assassinado em Sarajevo por um membro sérvio ativista.

Com a morte de Francisco Ferdinand a Áustria-hungria determinou que a resposta adequada para os assassinatos seria uma possível invasão militar da Sérvia. Depois de garantir o apoio de seu poderoso aliado, a Alemanha, a Áustria-Hungria enviou um ultimato à Sérvia no dia 23 de julho, exigindo reparações pelo ocorrido, exigindo, entre outras coisas, que toda a propaganda anti-Áustria na Sérvia fosse eliminada, e que a Áustria-Hungria pudesse conduzir sua própria investigação do assassinato do arquiduque, mais suas exigências não foram atendidas. Após o governo austríaco romper relações diplomáticas com o país e seguir com sua preparação militar, Nos dias seguintes, a ruptura das relações entre austríacos e sérvios, era vista com apreensão pelo resto da Europa, incluindo os aliados da Rússia, a Grã-Bretanha e a França, que temiam a eclosão de um conflito nos Bálcãs e, que, consequentemente, pudesse explodir em uma guerra geral na Europa No dia primeiro de agosto, a Alemanha declarou guerra à Rússia. Aliada da Rússia, a França ordenou a sua própria mobilização geral no mesmo dia, e, no dia 3 de agosto, a França e a Alemanha declararam guerra um ao outro. Após o exército alemão invadiu a neutra Bélgica, no dia 4 de agosto, a Grã-Bretanha declarou guerra à Alemanha. Assim, no verão de 1914, as principais potências do mundo ocidental, com exceção dos Estados Unidos e da Itália, que declararam sua neutralidade naquele momento, entraram de cabeça na Primeira Guerra Mundial.

Desenvolvimento

O primeiro momento da guerra ficou caracterizado pela movimentação das tropas no terreno, varias invasões de territórios e combates em campo aberto, a Alemanha atacava a frança agressivamente, variando entre tropas de artilharia e tropas montadas denominando o primeiro momento da guerra como guerra de movimento. Porem as primeiras batalhas campais deixou os países com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com