TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segunda Guerra Mundial

Por:   •  17/4/2023  •  Exam  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 2

A Segunda Guerra Mundial foi um dos maiores conflitos da história da humanidade. Iniciada em 1º de setembro de 1939, com a invasão da Polônia pelas forças alemãs lideradas por Adolf Hitler, durou seis anos e envolveu praticamente todo o mundo.

A guerra teve diversos fatores que contribuíram para o seu início. Um dos principais foi o Tratado de Versalhes, assinado em 1919, que impôs duras condições à Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, o que gerou um grande ressentimento no povo alemão. Além disso, a crise econômica que se abateu sobre o mundo na década de 1930 contribuiu para a ascensão de regimes totalitários, como o de Hitler na Alemanha e o de Mussolini na Itália.

O conflito foi marcado por diversas batalhas e operações militares que marcaram a história. Destacam-se a invasão da União Soviética pela Alemanha, em 1941, que resultou em uma das maiores batalhas da guerra, a de Stalingrado; o desembarque das forças aliadas na Normandia, em 1944, que marcou o início da liberação da Europa do domínio nazista; e a Conferência de Yalta, em fevereiro de 1945, que selou o destino da Alemanha e da Europa pós-guerra.

O conflito teve um impacto terrível sobre a população e a economia dos países envolvidos. Estima-se que tenham morrido cerca de 55 milhões de pessoas, entre civis e militares, e que grandes cidades tenham sido arrasadas pelos bombardeios e pelos combates. O fim da guerra também teve importantes consequências políticas, como a divisão da Alemanha em duas partes, a instalação de regimes comunistas na Europa Oriental e a criação da Organização das Nações Unidas.

Em resumo, a Segunda Guerra Mundial foi um conflito marcado pela violência e pelo sofrimento, mas que também resultou em importantes mudanças históricas. Seus impactos econômicos, sociais e políticos continuam a ser sentidos até hoje e devem ser lembrados para que os horrores da guerra nunca mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com