TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A emigração de portugueses em massa na segunda metade do século XX

Por:   •  19/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

A emigração de portugueses em massa na segunda metade do século XX

 Na segunda metade do século XX, Portugal assistiu a uma emigração em massa dos seus habitantes para países como Brasil e França. Ao total foram milhões que emigraram. Como se pode ver na imagem 1, houve dois períodos que se destacaram: 1955-56, tendo o Brasil como principal destino e 1963-64 a 1973-74, que teve como principal destino países europeus como a França e a Alemanha Ocidental. A maioria dos portugueses que foram para França eram jovens e adultos do sexo masculino e foram ‘’A salto’’, ou seja, por via clandestina e sem papeis. Em França viviam nas chamadas ‘’bidonvilles’’, bairros de lata que não tinham boas condições de vida (Imagem 2). [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

O que é que causou o intenso movimento migratório para as grandes áreas urbanas nas décadas de 50 e 60?

O intenso movimento migratório para as grandes áreas urbanas nesta época pode ser atribuído à execução dos Planos de Fomento Nacional, que promoveram o desenvolvimento da indústria transformadora, indústria esta que se situa principalmente nas grandes áreas urbanas. Estes Planos, junto com o facto de que a agricultura se encontrava muito atrasada e em crise, levaram a que muitas pessoas a viver nos campos fossem para as cidades à procura de melhores oportunidades de vida.[pic 5]

O que é que causou as emigrações nas décadas de 60 e inícios de 70?

Não há um único fator, mas sim um conjunto deles:

- A crise do setor agrícola;

-A incapacidade dos outros setores económicos de absorverem a população rural que abandonava os campos. Esta foi então obrigada a emigrar na procura de melhores condições de vida.

-A falta de mão de obra em muitos países da Europa. Países como França e a Alemanha Ocidental precisavam de se desenvolver, mas não tinham trabalhadores suficientes, o que levou a que muitos portugueses fossem para estes países à procura de trabalho.

-A fuga à Guerra Colonial e à repressão política. A grande maioria de emigrantes portugueses eram jovens e adultos masculinos que procuravam fugir à Guerra Colonial. Outros eram procurados pela PIDE e tiveram de emigrar para fugir à sua repressão.

Que efeitos tiveram estas emigrações no País?

 Estas emigrações tiveram efeitos negativos no país, como o despovoamento das zonas do interior e a diminuição da produção agrícola. Esta diminuição da produção agrícola levou ao aumento da importação de alimentos. Mas não foram só efeitos negativos. As remessas de divisas de estrangeiro diminuem o desequilíbrio de contas com o exterior e devido à redução de trabalhadores em Portugal, os salários para aqueles que não emigraram aumentou.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (294.7 Kb)   docx (269.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com