TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A era Vargas- Estado Novo

Por:   •  15/11/2015  •  Resenha  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  1.022 Visualizações

Página 1 de 5

No Brasil quando se fala em ditadura todos lembram da ditadura militar que ocorreu entre 1964 e 1985, e, também muito importante, foi a ditadura civil da Era Vargas. Getúlio Vargas, um civil com amplo apoio dos militares.

Quando se iniciou o período conhecido como Estado Novo, a primeira medida do governo foi a revogação (anulação) da constituição de 1934 e a elaboração de uma nova carta constitucional, que deu poderes ainda maiores ao presidente e visava combater uma suposta ameaça relatada pelo plano COHEM, um plano inventado por Vargas e que revelava a intenção da realização de uma revolução comunista no Brasil.

A constituição de 1937 foi influenciada por governos fascistas e a primeira preocupação foi o fortalecimento do poder executivo, ou seja, Getúlio Vargas ganhou amplo poder para tomar suas decisões sem ter que consultar praticamente ninguém. Paralelamente, ocorreu a diminuição da autonomia dos estados e dos municípios, que apenas poderiam fazer aquilo que fosse autorizado por Vargas.

Os governadores eleitos em seus estados somente poderiam assumir seus cargos após a autorização do presidente, o poder legislativo praticamente deixou de funcionar pois ele apenas confirmava as decisões tomadas por Vargas.

Além disso, a constituição de 1937 extinguiu todos os partidos políticos do Brasil, até mesmo o AIB (Ação Integralista Brasileira) que apoiou Vargas no plano COHEM. Os Integralistas se sentiram traídos por Getúlio pois esperavam ocupar importantes postos da equipe de governo e esse foi o motivo da Intentona Integralista de 1938.

Os integrantes desse movimento tentaram invadir o palácio da guanabara para acabar com o governo ditatorial que havia acabado de ser implantado, ou seja, a Intentona Integralista foi a tentativa de um novo golpe de estado colocado em prática pelos fascistas da AIB. Essa tentativa de golpe foi reprimida pela guarda pessoal de Getúlio, todos os participantes foram presos e Plínio Salgado, líder da AIB, exilado.

Para manter o domínio sobre a população o governo Estado Novo utilizou de forma intensiva a repressão e a força. O objetivo era garantir que todas as medidas tomadas por Vargas fossem apoiadas, mesmo que de forma obrigatória pelos brasileiros.

Durante o Estado Novo, foram efetuadas inúmeras prisões, posteriormente os presos eram torturados para entregar informações importantes e depois exilados para que não representassem ameaça ao governo.

Um fato importante foi a criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), orgão governamental responsável pelo monitoramento e censura dos meios de comunicação, produção de propaganda de governo e pela criação do programa " A Hora do Brasil ", momento em que o presidente falava com o povo utilizando o meio de comunicação em massa da época, o rádio.

Uma significante mudança ocorrida foi o modo de relação do governo com as classes média, operária e as forças armadas, que foram tratadas sem o menor respeito durante a república velha.

As forças armadas, que foram fundamentais para Vargas chegar ao poder devido a sua participação no golpe de 1930 e na repressão aos comunistas, reinvidicaram a compra de novo armamento e novas máquinas como: tanques, navios e avióes de guerra, além de assumir o controle das polícias públicas estaduais conquistando autonomia para resolver questões de segurança nacional.

A classe média também foi bastante beneficiada com a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), pois abria a possibilidade para  a construção de carreira nas instituições civis públicas através de concurso público.

A classe operária também foi beneficiada pelo governo pois existia o medo de que o socialismo tomasse conta desta classe. Por isso, Vargas atendeu às reinvidicações e elaborou um conjunto de leis que mais tarde deram origem a consolidação das leis trabalhistas, a CLT. Porém, o governo nunca perdeu o controle sobre os sindicatos, impedindo as idéias socialistas de se espalhar.

Propagandas em livros didáticos, desfiles, comícios, programas de rádio para todo o país foram utilizados para tornar Getúlio um líder popular, o "pai dos pobres", como ficou conhecido.

O fim do Estado Novo se deu conforme a história brasileira na segunda guerra começava, pois o ingresso do país na guerra foi fundamental para a queda de Vargas.

Durante seu governo, o Brasil pretendia ser uma nação industrializada, mas para isso, era necessário investir nos setores siderúrgicos e metalúrgicos, reponsáveis pela produção de ferro e aço para os outros setores industriais. A partir daí tornava-se indispensável o investimento estrangeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com