TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A grande transformação: as origens da nossa era

Resenha: A grande transformação: as origens da nossa era. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  Resenha  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

“A grande transformação: As origens de nossa época” – Karl Polanyi

Karl Polanyi procura evidenciar no texto “A grande transformação: As origens de nossa época” a grande mudança que ocorreu nesse período. Vão ocorrer grandes mudanças e reorganizações alterando os modos de vidas. Essas mudanças acontecem de acordo com situações logicas e que se não forem mediadas podem trazer problemas, pois segundo ele essas mudanças quando se dão de forma muito rápida acabam por atropelar as pessoas, pois elas não conseguem se enquadrar a esses novos modelos, essas mudanças devem ocorrer de forma gradual para que não sejam tão impactantes porem deve-se adaptar a população a essas grandes mudanças e que o tempo que ela demora em se efetivar de fato, também é importante para que ela aconteça.

O autor relativiza o antigo regime e mostra que o antigo regime tem na sua formulação uma preocupação com o povo algo que não se vê no modelo democrático de forma que o rei é valorizado por garantir a sobrevivência dos povos uma vez que o poder do rei e o poder econômico são mediados por essa grande mudança e que essa disputa pelo poder também é valida.

Para Polanyi uma das primeiras grandes mudanças é quando os camponeses vencem o rei, para ela organização dos camponeses culminou no expulsamento. A Inglaterra e a França têm leis antigas para garantir a segurança dos camponeses de forma que eles tenham uma ligação com o tema, para que possam evitar o expulsamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com