TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A historia da midia brasileira

Por:   •  1/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

FICHA DE LEITURA

Aluno (a): PEDRO LUCAS PAULINO TORRES     Matrícula: 141448032 (2014.1 / N)

Referência:

CHOMSKY, Noan. Mídia: propaganda política e manipulação. São Paulo, 2014.

Palavras-chave:


Mídia; Manipulação; Opinião pública; Democracia.

Resumo:

Considerado um dos maiores intelectuais vivos, Chomsky não poupa críticas à mídia, considerada por ele a maior arma política nos Estados Democráticos. Em sua publicação o autor faz um paralelo entre o desenvolvimento da democracia moderna e a propaganda de guerra. Segundo Chomsky, assim como a mídia atual, esta exerce forte influência na construção do consenso entre a população, em prol daqueles que detém o poder. Ele diz como a noção de Estado democrático se desenvolve e por que e como o problema da mídia e da desinformação se insere nesse contexto.

Citações:

“A propaganda política está para uma democracia assim como o porrete está para um Estado totalitário” (CHOMSKY, 2013, p.).

“Considerando o papel que a mídia ocupa na política contemporânea, somos obrigados a perguntar: em que tipo de mundo e de sociedade queremos viver e, sobretudo, em que espécie de democracia estamos pensando quando desejamos que essa sociedade seja democrática? (CHOMSKY, 2013,9).

“A propaganda política patrocinada pelo Estado, quando apoiada pelas classes instruídas e quando não existe espaço para contestá-la, pode ter consequências importantes. Foi uma lição aprendida por Hitler e por muitos outros e que tem sido adotada até os dias de hoje.” (CHOMSKY, 2013, 13).

O plano era imaginar formas de colocar a população contra os grevistas, apresentando-os como desordeiros, nocivos à população e contrários ao interesse geral. O interesse geral é o "nosso", o do homem de negócios, do trabalhador, da dona de casa. Todos esses somos "nós". Nós queremos ficar juntos e partilhar de coisas como harmonia e americanismo, e também trabalhar juntos. Aí vem esses grevistas malvados e desordeiros, criando confusão, quebrando a harmonia e profanando o americanismo. Precisamos detê-los para que todos possamos viver juntos. (CHOMSKY, 2013, 25).

Seguir a NBR relativa às citações diretas e indiretas

Comentários sobre o texto e/ou citações:

      A análise de Chomsky descreve os meios de comunicação como um sistema de propaganda descentralizado e não conspiratório extremamente poderoso. Sua abordagem explicita um viés sistêmico dos meios de comunicação, focado em causas econômicas e estruturais, tido não como fruto de uma eventual conspiração criada por algumas pessoas ou grupos de pessoas contra a sociedade. Chomsky se tornou conhecido por seu corrosivo posicionamento crítico tanto da política norte-americana quanto de seu uso da comunicação de massa para manipular a opinião pública.

       Chomsky discorre sobre democracia, construção da opinião e a guerra. Na primeira parte do livro, o autor utiliza como exemplo os primórdios da propaganda política e faz uma comparação com as coberturas jornalísticas que abordam temas atuais, como no caso das ocupações no Iraque. Dessa forma, o autor mostra como ambas podem ser igualmente tendenciosas.

       No tópico "O jornalista marciano", o autor propõe um exercício interessante: imaginar como um marciano relataria de forma mais imparcial a guerra dos EUA contra os terroristas orientais, já que levaria em conta somente seu contexto histórico, e não o ideológico.

        O livro, embora esteja essencialmente ligado ao uso da mídia em relação às questões internacionais americanas, também deixa claro o poder que a mídia exerce sobre a opinião pública e como ela se utiliza desse poder. A leitura desta obra pode tornar as pessoas mais responsáveis na tomada de decisão política e no desenvolvimento democrático da cidadania; indivíduos bem informados costumam ser uma pedra no sapato dos poderosos.

       A punição corporal deu lugar a métodos mais sutis de doutrinação e controle do comportamento e da mente e somente à medida que as pessoas ampliarem o conceito de liberdade, a sociedade se tornará mais democrática e seus membros se sentirão mais dispostos a impedir que o uso da força física ameace os direitos recém-conquistados. As estratégias que aliam Estado, mídia e mercado não surgiram ontem, mas já vem sendo postas em prática desde muito tempo. Ao lermos sobre o que analisa Chomsky, percebemos que o comportamento repressor norte-americano tem sido copiado por inúmeros outros países que insistem em se afirmar como verdadeiras democracias.

       Noam Chomsky propõe no trabalho em questão a seguinte pergunta: como a mídia norte-americana se posicionou? Enquanto leitores, somos levados a perguntar: como se posiciona a nossa? Dessa forma fica muito mais simples compreender por qual razão governos ditos democráticos criminalizam ativistas políticos, professores e trabalhadores em geral.

Apresentar comentários sobre as citações ou de forma mais ampla acerca do texto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com