TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A investigação de modernização através da globalização

Artigo: A investigação de modernização através da globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  Artigo  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina – Antropologia e Sociologia

Instituição – UNIFRAN

No século XV, aconteceu o grande inicio da globalização mundial muita coisa começou a mudar desde então houve a chegada das grandes navegações, as chamadas Expansão Marítima, ocorreu ainda relações comerciais entre povos de vários continentes. Com tudo o foco das comercializações passou a ser transportar o mais longe e no menor tempo possível e assim favorecer a compra de iguarias e o aumento da riqueza da cora, muitos comerciantes começaram a investir em empresas e comércios no exterior. Sem contar o governo que passou a abrir portos e investir em multinacionais e buscaram conquistar novos mercados e consumidores, devido à concorrência. Outro ponto importante foi à busca por recursos tecnológicos como facilitador de produção. Temos hoje o exemplo da China que ate hoje vive o reflexo da globalização e tem se expandido comercialmente dia a dia.

As navegações que antes levavam vários dias foram substituídas por via de transportadoras que realizam a exportação em curto espaço de tempo. Adaptações, como transportes em aviões, trens e até mesmo em navios mais sofisticados facilitaram as viagens que hoje são cada vez mais modernizadas, correndo menos risco de falhas como aconteceu com os portugueses que inesperadamente descobriram o Brasil, quando os mesmo estavam a caminho da África.

Pode-se ainda destacar que com tudo isso, ainda trouxe grandes transformações inclusive no meio racial, onde as misturas de raças e costumes foram acontecendo gradativamente, nos quais a cada dia estão sendo transformados, pela violência da rapidez da globalização, onde antes escrever cartas seria a poucos, hoje contamos com recursos como a internet entre outros que em questões de minutos se realiza contatos por e-mail, até mesmo a pessoa de nossa família que mora na mesma cidade.

Hoje o meio de comunicação também foi modificado telefones, celulares, tablets, e-mails, chates. Vivemos em uma era digital, onde vídeos a cada segundo conseguem milhares de acesso ao serem postados no youtube, alguns chamam de globalização eu chamo de extinção das culturas, onde se perde a própria essência das brincadeiras, pois estamos robotisados pela tecnologia.

Uma das conseqüência da modernização por intermédio da globalização foi à escravidão, a opressão principalmente do povo africano, a escravidão dos míseros salários, da falta da dignidade, conseqüência esta que vivemos até nos dias atuais.

Concluímos que a globalização iniciada no século XV pelas navegações, posteriormente pela revolução industrial, principalmente inglesa, e já no século XX a expansão do mercado financeiro, e nos tempos atuais pela hera tecnologia digital, onde o que se prega é que sem um aparelho moderno você não existe. Podemos ver que a modernização atual facilitou a comunicação entre os povos, encurtou caminhos e expandiu conhecimentos, podendo destacar como ponto favorável é que por intermédio desta modernização até mesmo cura de doenças, locomoção de tratamentos de saúde entre outros ficaram mais fácil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com