TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A questão da morte constante

Tese: A questão da morte constante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Tese  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

Em entrevista ao G1, ela contou sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos membros da organização, que encaram jornadas de trabalho de mais de 12 horas diárias, não têm fim de semana e lidam com a morte diariamente. Leia os principais trechos da entrevista:

Você deu suporte psicológico aos membros do MSF em Conacri, na Guiné, e em Monróvia, na Libéria. Quais as principais preocupações desses profissionais?

Em geral, são os cuidados diários para seguir o procedimento e não ser infectado. Ninguém pode se tocar em momento algum. A última coisa que se quer é ficar doente. E também o cansaço. Muitos deles relataram muito cansaço e excesso de trabalho. Tem poucas organizações que estão atuando nesses países. Isso tem muito a ver com o pedido que o MSF tem feito para que os estados possam intervir com profissionais qualificados que possam atuar nesses países.

E também a questão de lidar com a morte constantemente. De cada 10 pacientes, mais ou menos 6 acabam morrendo. É uma carga de trabalho bastante pesada, por isso eles ficam de 1 a 2 meses, caso contrário não seria possível aguentar.

Infográfico sobre ebola, V6 (Foto: Infográfico/G1)

Ver tantos pacientes morrendo impacta os profissionais de que maneira?

De um lado, é um pouco o que a gente acaba esperando. Muitos pacientes chegam já em estado avançado da doença, o que acaba dificultando o tratamento. Num primeiro momento, é bastante frustrante para os profissionais. O que dá energia são as pessoas que sobrevivem. A cada 10 pacientes, estamos falando de 4 pessoas que sobreviveram. Então quando a gente vê uma pessoa saindo da área de isolamento, podendo ser parabenizado pela vitória de ter sobrevivido, é isso o que dá energia.

São justamente essas pessoas que sobrevivem que são a representação da luta contra o ebola. Teve um caso de um bebê de três meses que perdeu os pais, que faleceram por conta do ebola. Os profissionais do MSF conseguiram salvar o bebê. As pessoas estavam em volta da criança como se fosse uma esperança, que uma criatura tão frágil, tão pequena consiga sobreviver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com