TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO ORIENTADA A GESTÃO DE PESSOAS: A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA DA GESTÃO

Dissertações: ADMINISTRAÇÃO ORIENTADA A GESTÃO DE PESSOAS: A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA DA GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

A Administração, em geral, envolve inúmeras esferas, entre elas a Contabilidade, a Economia, a Política, e o tema a ser abordado neste estudo que é a Gestão de Pessoas.

Há uma teoria que define Administração como “conjunto de esforços que tem por objetivo: planejar; organizar; dirigir ou liderar; coordenar e controlar as atividades de um grupo de indivíduos que se associam para atingir um resultado comum” (LACOMBE, 2004, apud ARAUJO; GARCIA, 2009, p. 1), e que já nos leva para o cenário de Gestão por citar o termo “Grupo de Indivíduos”.

Mas essa ciência vem se desenvolvendo ao longo de séculos, nem sempre foi tão especializada como nos dias de hoje, cheia de etapas e procedimentos que a torna tão eficiente hoje em dia, pois antigamente era praticada de maneira empírica, gerindo os recursos humanos designando as tarefas às pessoas de acordo com suas capacidades (SILVA, 2010).

A evolução da Gestão de Pessoas atravessou anos e épocas, mas foi a partir da Revolução Industrial que ela ganha uma atenção diferenciada. Segundo Martins (2008), os empregados não conseguiam executar as tarefas que as indústrias lhes designavam, pois esta visava a maior lucratividade possível que procurava alcançar através do aumento da produtividade, o que sobrecarregava os operários.

Chegando aos dias contemporâneos, a Gestão de Pessoas é desenvolvida, realizada através de estratégias baseadas em estudos minuciosos. Hoje em dia é praticada em dois processos bem complexos, Recrutamento e Seleção, dois procedimentos bem rígidos para que as empresas possam ter a certeza de estar contratando pessoas bem qualificadas para o cargo que demandam. Mas esse setor da empresa não incide apenas na etapa de contratação de um novo funcionário, também é necessário administrar os recursos humanos que já estejam dentro do ambiente organizacional.

O gestor de pessoas deve ser hábil no sentido de identificar eventuais ruídos no relacionamento entre as pessoas, visando ao melhor clima possível, assegurando um desenvolvimento regular dos trabalhos na organização. O melhor clima possível não elimina a existência de conflitos, mas deve eliminar o conflito predador, aquele que só traz a instabilidade e a incerteza. (ARAUJO; GARCIA, 2009, p. 5)

Araujo e Garcia (2009, p. 5) também dizem que “um outro fator que dá suporte a um clima organizacional proativo é a comunicação”, e explicam que que o processo de comunicação pode ser realizado em seis etapas, mas isso requer um estudo mais aprofundado do assunto.

Como a ciência e a tecnologia não param de evoluir ano após ano, provavelmente ainda ouviremos muito sobre a evolução da Gestão de Pessoas, e também estudaremos essas evoluções para que não fiquemos parados no tempo e possamos tirar o maior proveito possível dos recursos ao alcance.

REFERÊNCIAS

ARAUJO, Luis César G.; GARCIA, Adriana Amadeu. Gestão de Pessoas: Estratégias e Integração Organizacional. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2009.

MARTINS, Olga Guimarães. Condições de Vida e de Trabalho na Inglaterra da Revolução Industrial. Lisboa: Universidade Aberta, 2008.

SILVA, Viviane Zerlotini da. A divisão social do trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com