TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA URBANA A UTOPIA URBANA

Por:   •  3/4/2017  •  Resenha  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  1.830 Visualizações

Página 1 de 5

ANTROPOLOGIA URBANA

A UTOPIA URBANA – GILBERTO VELHO

Gilberto velho em sua obra A Utopia Urbana, tem como finalidade o estudo antropológico do bairro de Copacabana e das pessoas de um edifício especifico chamado Estrela. Gilberto Velho em seu livro vai mostrar como são as relações sociais dos moradores do prédio, quem são eles, de onde vieram, como lidam com os problemas do edifício e sua administradora, e os fatores históricos que levaram o bairro de Copacabana ter sua “identidade” própria, e também a historia do edifício e das pessoas que o residem.

No inicio do livro, Gilberto faz uma breve introdução de como seu objetivo é fazer um estudo sistemático do bairro de Copacabana, e conta um pouco de sua vida desde residir no Grajaú e ir morar em Copacabana onde morou de 1952 a 1970. Ele descreve as mudanças que viu e presenciou no bairro, e o que despertou o seu interesse em fazer essa pesquisa antropológica sobre Copacabana. Ele também introduz um pouco sobre a Antropologia Urbana que em seu texto diz que ela ainda dá seus “primeiros passos”, e ainda não é algo desenvolvido além de ter problemas “metodológicos” ligados à forma de pensar a Antropologia Urbana, como algo estudado nos “Outros” e não sobre o “Nós”.

 Por conseguinte no primeiro capitulo “O Bairro”, autor tratou de fazer uma analise a partir das características físicas de Copacabana, a história do bairro desde quando era um bairro cheio de casas e se transformou em um bairro edificado por apartamentos e também faz uma analise demográfica da população de 1920 a 1960. Juntamente Gilberto faz uma observação sobre a mudança social que ocorre no bairro onde pelos anos de 1940 e 1950 a construção de edifícios a demolição das casas e os preços dos novos imóveis foi o que levaram o bairro a ter uma certa “elitização”, pois só as classes altas poderiam ter a capacidade econômica de  financiar os imóveis.

No mesmo capitulo também há um estudo sobre algumas certas subáreas dentro do próprio bairro. Essas subáreas são formadas por diferentes tipos de copacabanenses, que se orientam pelo seu nível consciente. Com isso o autor quer mostrar nesse capitulo o processo de mudança do bairro de Copacabana, de um “bairro pacato à beira mar”  a uma espécie de outro “centro da cidade”, com ruas movimentadas como ele cita  a Avenida Atlântica e a rua Barata ribeiro. O autor também demonstra nos estudos urbanos a criação de mapas sociais do bairro.

O capitulo dois “O Prédio” Gilberto começa a analisar o edifício Estrela que esta em dos lugares mais movimentados do bairro de Copacabana. Ele descreve detalhadamente o tamanho dos conjugados, e como ele é administrado, também relata a rotina dos moradores do prédio, os inquilinos para com os pagamentos dos aluguéis, e a opinião sobre as condições do edifício que não são lá muito boas.

Gilberto Velho também retrata as histórias do sindico que conta  passado do prédio, ele diz que o prédio já tivera dias “ruins” onde havia prostituição e outras atividades “ilícitas”, e que tivera de chamar a policia diversas vezes. Também a uma representação da vida cotidiana dos moradores, e como um pode afetar o outro de maneira positiva ou negativa, muitas vezes a rotina de um pode atrapalhar e de outro.

 No restante do capitulo Gilberto descreve como são os moradores suas famílias, profissões qual sua faixa-etária e de onde vieram. Com isso utilizando-se dos elementos coletados a partir das entrevistas com os moradores do prédio e dos quadros gráficos pode se analisar as relações sociais dos que residem e freqüentam o edifício Estrela.

No terceiro capítulo, “Os outros moradores do bairro” o autor  amplia sua pesquisa para outros moradores sem ser os do edifício Estrela, ele faz uma serie entrevistas perguntando por que Copacabana? Com o objetivo de comparar esses demais moradores com os residentes do Estrela. Posteriormente a alguns quadros sobre as pesquisas expondo, as origens, profissão, e seu tempo de morada em Copacabana. Assim Gilberto Velho tenta montar um perfil dos moradores do bairro, ele chega a conclusão que esses indivíduos fazem parte de uma classe média que busca algum tipo de ascensão e os denomina com um termo chamado “Whitecollars”.

O penúltimo capitulo do livro, “Ideologia e Imagem da Sociedade”, talvez seja o capitulo mais importante, pois demonstra os resultados das pesquisas e analises dos demais capítulos. Nesse capitulo o autor fala sobre o que ele chama “unidades mínimas ideológicas”, é o que seria os motivos expressados pelos indivíduos que se mudaram para Copacabana, o autor os separa em diversas categorias as principais que o autor descreve são, “comercio”, “parentes”, “liberdade”, “moderno”, “variedade”, “viver”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com