TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Texto As Utopias Urbanas

Por:   •  4/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DE LEITURA

Curso: Arquitetura e Urbanismo

Disciplina: Thau IV

Profª.:      Silveli                      

Turma: AU6A39

Nome do Aluno: Renata Gabriel dos Anjos

RA: C18613-9

Dados do Texto

As utopias urbanas do século XIX. 9 Páginas.

  Resumo do texto:

Com o processo de urbanização, algumas cidades como Londres, Berlim e Paris, tiveram suas populações aumentadas estrondosamente e sem planejamento algum, trazendo inúmeros problemas nas áreas de habitação, circulação, abastecimento e, em especial, saneamento, sendo forçada a criação das primeiras leis sanitárias, implicando diretamente na construção de novas cidades.

Ildefonso Cerdá: quem primeiro usou o termo “urbanização” na sua obra “Teoria geral da urbanização” (1867), para explicar a organização das cidades industriais.

Mais para frente, vemos duas visões de CHOAY a respeito dos modelos utópicos urbanos e dos pré-urbanistas: Progressismo (Conde de Saint-Simon, Owen, Fourier, Godin e outros) e Culturalismo (Ruskin e Morris, além dos socialistas científicos Marx e Engels).

Progressismo:                                                                     Culturalismo:

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

- Owen: Nem Harmony, Indiana: Projeto de comunidade de 2000mil hab.;

- Fourier: não só criticava as estruturas econômicas do capitalismo, mas também a moral inteira da sociedade contemporânea e seus costumes;

Falanstério: cidade ideal. La Falange seria desenvolvida em anéis concêntricos, partindo de um núcleo comercial e administrativo, circuncidado pela área industrial e esta, por sua vez, pelo setor agrícola.

Falanges: proposto por Charles Fourier; era a construção de comunidades ideais que seriam alojadas nos Falanstério. Seguindo o desenho de Versalhes, no formato de Ω, com vários pátios menores e um pátio central.

- Jean B. Godin:

Criou o familistério que é formado por um edifício de três blocos fechados, mas com pátios menores e cobertos por vidros; caráter agrícola; resgate da vida familiar e serviços. Hoje é uma sociedade anônima, cujo edifício é tido como patrimônio da humanidade.

  • Conjunto de condições de conforto e salubridade que a burguesia tinha através do dinheiro e que os membros do familistério poderiam atingir pela cooperação; edifícios com salubridade assegurada; preocupação com a saúde e segurança das pessoas; nem tudo de Fourier era usado por Godin, por isso existia princípios de Owen (educação das crianças e adultos, com escolas, teatros, bibliotecas).
  • Opunha-se aos princípios capitalistas; possibilidade de os trabalhadores se libertarem de toda a dependência face ao patronato, e de abolir o assalariado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com