TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS: AS IDENTIDADES NACIONAIS NO CONFLITO ÉTNICO-CULTURAL DA BÓSNIA-HERZEGOVINA

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

PIETRO ESQUINCALHA MARGOTO

ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS:

AS IDENTIDADES NACIONAIS NO CONFLITO ÉTNICO-CULTURAL DA BÓSNIA-HERZEGOVINA

Vitória 2017

Pietro Esquincalha Margoto

ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS:

As Identidades Nacionais no Conflito Étnico-Cultural da Bósnia-Herzegovina

Trabalho da disciplina de Laboratório de Teoria e Metodologia da História, do curso de História (Vespertino), da Universidade Federal do Espírito Santo

Prof. Dr. André Ricardo Valle Vasco Pereira

Vitória 2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................4

2. DISCUSSÃO BIBLIOGRÁFICA...............................................................5

3. ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS........................................................7

4. CONCLUSÃO....................................................................................12

5. BIBLIOGRAFIA...................................................................................13

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo a análise de três obras didáticas observando em cada uma delas a abordagem do conflito étnico ocorrido na Bósnia na década de 1990. A análise usa como parâmetros os recortes e conceitos já abordados no subprojeto de pe A

B - I A , produzido como atividade avaliativa da disciplina de Laboratório de Teoria e Metodologia da História, sob a supervisão do Prof. Dr. André Ricardo Valle Vasco Pereira.

Os livros didáticos utilizados na análise são: História geral e do Brasil Volume 3, de Claudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo, Editora Scipione; História em Movimento Volume 3, de Gislaine Azevedo e Reinaldo Seriacopi, Editora Ática; e Ser Protagonista - História Revisão, Obra Coletiva, Edições SM. Como bibliografia que auxilia a análise, será usada a obra Ensino de História: Fundamentos e Métodos de Circe Maria Fernandes Bittencourt; em especial o primeiro capítulo da terceira parte da obra, que trata dos livros e materiais didáticos de História.

Este trabalho almeja relacionar os conceitos de identidade nacional e conflito étnico-religioso presentes no subprojeto de pesquisa anteriormente citado, com as narrativas a cerca dos eventos ocorridos na Bósnia-Herzegovina na década de 1990 encontradas nos materiais didáticos que foram empregados no Ensino Médio.

4

2. DISCUSSÃO BIBLIOGRÁFICA

No capítulo da obra de Circe Bittencourt aqui elencado, a autora apresenta técnicas e possibilidades de aplicação dos materiais didáticos em sala de aula. Bittencourt expõe o caráter triplo do livro didático: o editorial, como o design da formatação, o material de confecção e o lucro para a editora; o educacional, tratando dos conteúdos abordados, a padronização do currículo e a função avaliativa; e o cultural, com a apresentação de produções humanas, como documentos, mapas, pinturas, estatuária, músicas e recortes de imprensa. Portanto, a análise do livro didático deve partir da percepção destas três intenções.

Quanto ao caráter editorial, precisa-se levar em conta o design da obra: a formatação deve ser atraente e facilitar a leitura, que geralmente se desenvolve com um texto central, abordando os principais temas, e conta com hiperlinks direcionando para caixas de texto periféricas, que tratam de assuntos relacionados ao tema principal. Em um dos livros analisados neste trabalho, o conflito da Bósnia-Herzegovina é tratado desta forma, como adendo do tema O fim do bloco m , associando-o com a desintegração da Iugoslávia. Muitos livros contam também com materiais paradidáticos, como livros de literatura ou de temas específicos, e materiais extras, como CD-ROMs ou links para acesso de conteúdo exclusivo online.

O que define o caráter educacional é a forma como a obra auxilia na atividade didática e no processo de aprendizado. Por elencar determinados assuntos específicos, o material padroniza o ensino escolar. O livro não substitui o professor, é um objeto de trabalho que deve ser utilizado conjuntamente entre o docente e o alunato, e que atinge seu potencial máximo se usado desta forma. É importante também que os livros que apresentam conteúdo avaliativo sejam trabalhados de forma a acompanhar estas avaliações. O livro didático não necessariamente será seguido a risca pelo docente, mas pode servir de roteiro para a preparação dos planos de aula, bem como oferece aos discentes, através da exposição documental e iconográfica, uma experiência culturalmente enriquecedora.

5

O caráter cultural é exatamente a possibilidade do aluno entrar em contato com produções humanas, que o façam reconhecer-se em seu meio cultural bem como enxergar e conhecer outras culturas, tanto de outros povos quanto no reconhecimento de sua própria ancestralidade. A apresentação de mapas, pinturas e fotografias auxiliam na visualização da realidade abordada, e a exposição de documentos permite que o aluno conheça a linguagem e a mentalidade da época e do lugar estudados. É importante compreender que para muitos alunos, o livro didático é o único acesso à cultura possível, e por muitas vezes esse será o único livro que o aluno terá em casa.

É a partir desses parâmetros que esta análise será desenvolvida, estendendo os conteúdos apresentados sobre o conflito na Bósnia-Herzegovina à forma com que os conceitos de identidade nacional e de conflito étnico-cultural estão diluídos nas obras.

6

3. ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS

As análises serão feitas a partir dos três caracteres abordados na discussão bibliográfica, expondo os pontos positivos e negativos de cada obra em relação com os mesmos.

3.1. História Geral e do Brasil (v.3), de Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo. Editora Scipione.

O terceiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com