TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APAE em Santa Barbara de Oste

Tese: APAE em Santa Barbara de Oste. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Tese  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

A APAE em Santa Bárbara d’ Oeste

Existem 2133 APAE (s) no Brasil, sendo 305 no estado de São Paulo.

A APAE de Santa Bárbara d’ Oeste localizada a Avenida Tiradentes, 1580 Jardim Primavera, é uma associação filantrópica, fundada em 21 de outubro 1967 e atende usuários/beneficiários com deficiência intelectual, múltipla, autistas, paralisia cerebral e outras síndromes, nas áreas de:

Educação, Saúde, Assistência Social, equoterapia, hidroterapia, psicologia, fonoaudiologia, neuropediatria, informática e também artes.

Dentro de todos os atendimentos que são de extrema importância, destacamos algumas áreas de atuação da APAE.

Psicologia

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais (razões, emoções, atitudes, etc.).

Na APAE, tem como objetivo a promoção da pessoa com deficiência desenvolvendo sua capacidade nos aspectos comportamentais, emocionais, cognitivos, sociais e culturais, respeitando sua individualidade e favorecendo sua inclusão na sociedade, sendo assim, o psicólogo acompanha a trajetória de seus alunos/pacientes atuando juntamente com alguns outros setores.

Equoterapia

É um método terapêutico educacional que utiliza o cavalo visando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência. Fundamentada do andar do cavalo esta proporciona movimentos para cima e para baixo, para frente e para traz e também de um lado para o outro, pois o paciente nunca esta totalmente estático proporcionando o equilíbrio e fortalecimento da cintura pélvica.

Na Equoterapia o cavalo envia informações sensoriais ao praticante que por sua vez busca respostas adaptativas apropriadas a estes estímulos. O objetivo não é ensinar técnicas de equitação específica e sim estabelecer melhores funções neurológicas e melhor processamento sensorial.

Equoterapia ou equotan

Hidroterapia

A Hidroterapia é um recurso fisioterapêutico que tem sido cada vez mais utilizado na área Médica, como um recurso a mais para se obter uma recuperação mais rápida e melhor dos pacientes.

Aplicada ao corpo, opera nele modificações que atingem em primeiro lugar, o sistema nervoso, o qual, por sua vez, age sobre o aparelho circulatório, produzindo efeitos sobre regularização do calor corporal.

Piscina aquecida nas dependências da APAE

Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é uma ciência que tem por objetivo a prevenção, o diagnóstico e tratamento de alterações da comunicação oral e escrita, voz e audição.

O setor de fonoaudiologia da APAE desenvolve um trabalho especifico para cada aluno, o principal objetivo é desenvolver a fala e as funções orais o mais próximo da normalidade. Sendo assim, são realizados atendimentos individuais e em grupo, de forma multidisciplinar e interdisciplinar, de acordo com a necessidade do paciente. Realizando também orientações a família as quais necessitam serem guiadas diariamente.

O trabalho de estimulação da linguagem é realizado de forma lúdica, pois o brinquedo abre caminho para a fala, fazendo fluir a linguagem. A estimulação das funções orais é realizada através de exercícios específicos para cada caso voltado para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da fala e da linguagem.

Sala de brinquedos da APAE para estimulação dos alunos com a fonoaudióloga Maisa

Neuropediatria

A Neuropediatria é o ramo da neurologia que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com