TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARQUITECTOS LATINOS

Tese: ARQUITECTOS LATINOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Tese  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 6

5.0 ARQUITETOS LATINOS

5.1 Mathias Klotz

Chileno da cidade de Viña del Mar, Mathias Klotz nasceu no dia 13 de abril de 1965. Entrou para a faculdade de arquitetura, porém o que gostaria era de estudar Artes. Pensou que assim, com o diploma de arquiteto, seria melhor para seu futuro, sendo mais útil para sua vida, enquanto como artista não produziria nada bom.

Quando acabou seus estudos em 1982, ganhou logo de cara um concurso para construir uma casa. Klotz, sem nenhuma experiência de ter trabalhado em outros escritórios de arquitetura, projetou 3 casas distintas das casas comuns locais. Estas casas chamaram atenção de pessoas que procuravam as mesmas peculiaridades das anteriores: espaços amplos sem muitos compartimentos internos.

Klotz procura trabalhar com a tecnologia local de suas obras. O mesmo acontece com os materiais, que passam as vezes por ser percebido como barato ou raro por outros países, mas são os materiais decorrentes do local, mais disponíveis e usados nas construções antigas. Esta preocupação com o entorno e principalmente com a cultura e história locais. Como o Chile é um território muito extenso, apresenta tipologias e materiais diversos e característicos de cada paisagem.

Projeto: Casa Techos

Análise do Projeto

Terreno

O terreno é um bosque de bambus de 200 anos às margens do lago. Área de 650 metros quadrados, localizada nas margens do lago Nahuelhuapi, no sul da Argentina, próxima da Villa la Angostura.

Entorno

No entorno da casa encontramos um bosque e um lago, no qual o arquiteto fez questão de deixar as vistas mantidas.

Implantação

A casa Techos fica localizada as margens do lago, que se chama Nahuelhuapi, no sul da Argentina, próxima de Villa la Angostura.

Análise das plantas

Planta-Baixa primeiro nível

A parte inferior da casa foi deixada para as visitas, uma ampla suite para acomodar uma família inteira, e para os serviços da casa.

Planta-Baixa nível superior

A segunda planta representa a parte superior da casa onde se localiza o programa familiar, a área de lazer e os dormitórios.

A piscina foi locada no extremo leste e no nível principal, de modo a garantir seu isolamento e vistas.

Num dos acessos, foi projetada a casa do Caseiro (Techitos), como um protótipo da casa principal, afim de resolver aspectos construtivos num modelo na escala 1/1.

As vistas foram mantidas, onde se abrem para o lago e o bosque num esquema de dupla cobertura, que através de uma generosa circulação central distribui ao longo duma sucessão de pátios.

Cortes

As plantas de cortes representam um pequeno declive na lateral casa, onde o arquiteto resolveu fazendo a parte suspensa da casa até um nível encontrando com o solo.

Fachadas

As plantas acima representam as fachadas da Casa Techos. Os materiais utilizados foram o concreto, madeira e cobre, de modo a interagir a arquitetura com o contexto local.

Cobertura

Um dos problemas enfrentados pelo arquiteto era como estar de acordo com uma das leis locais, que exigiria que as coberturas tivessem uma inclinação mínima de 26º, obter boa entrada de luz natural e manter vistas do bosque e o lago a partir do interior.

O tema da cobertura se resolve a partir de uma série de pequenos trechos que cumprem com a norma, e assim, permitem a entrada de sol a qualquer ambiente da casa.

Essas aberturas na cobertura são abertas em vidro ou fechadas, dependendo do espaço em que se encontram.

5.2 Ruan Carlos Doblado

Ruan Carlos Doblado se formou em arquitetura na Universidade Ricardo Palma. Participó en un stage en el Institut Supérieur d'Architecture La Cambre en Bruselas, Bélgica. Participou de um estágio no Institut Supérieur d'Architecture La Cambre em Bruxelas, na Bélgica. En 1993, obtuvo la Medalla de Oro en el Foro Mundial de Jóvenes Arquitectos. Em 1993, ganhou a medalha de ouro no Mundial de Jovens Arquitetos Forum.

Trabaja como arquitecto independiente desde 1990, dedicándose a la realización de proyectos de arquitectura, urbanismo y diseño interior. Ele trabalha como arquiteto independente desde 1990, dedicada aos projetos de arquitetura, urbanismo e design de interiores. Es profesor principal de Diseño Arquitectónico en la Facultad de Arquitectura de la Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC).É um professor de Projeto Arquitetônico da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Ciências Aplicadas (UPC).

Su trayectoria profesional incluye conferencias en universidades e instituciones en el Perú y el extranjero, publicaciones de diversos artículos y libros sobre su especialidad. Sua carreira inclui palestras em universidades e instituições no Peru e no exterior, publicações de vários artigos e livros sobre sua especialidade.

Funda ARQUIDEA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com