TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CARACTERÍSTICAS RENASCENTISTAS

Por:   •  4/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

CARACTERÍSTICAS RENASCENTISTAS

O renascimento foi um movimento artístico e filosófico, representou uma das mais importantes mudanças de mentalidade na história da humanidade, visto que foi um movimento de renovação em diversas áreas do conhecimento. Possuiu varias características, entre elas estão: o individualismo, o cientificismo e o universalismo.

 O Individualismo representou uma das importantes características do renascimento junto ao movimento humanista. O homem é colocado em posição central e passa a ser regido, não somente pela igreja, mas também por suas emoções. Assim, ele torna-se um ser crítico e responsável por suas ações no mundo, neste também houve a valorização da estética.

O Cientificismo foi uma concepção filosófica que afirma a superioridade da ciência sobre todas as outras formas de compreensão humana da realidade (religião, filosofia metafísica etc.), por ser a única capaz de apresentar benefícios práticos e alcançar autêntico rigor cognitivo. Destacam-se as descobertas científicas realizadas por Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Johannes Kepler, René Descartes, Leonardo da Vinci e Isaac Newton, entre outros.

O Universalismo foi uma das principais características do Renascimento e considera que o homem deve desenvolver todas as áreas do saber; podemos dizer que Leonardo da Vinci é o principal modelo de "homem universal", matemático, físico, pintor e escultor, estudou inclusive aspectos da biologia humana.

OBRAS

  1. Valorizando a estética no individualismo, uma obra que os representa é David de Michelangelo.

[pic 1]

  1. Teoria do Heliocentrismo criada por Nicolau Copérnico, que dizia que o sol estava no centro do universo e nós girávamos em torno dele.

[pic 2]

  1. Um exemplo da característica do universalismo são as diversas obras de Leonardo Da Vinci, pois ele fazia trabalhos em todas as áreas, como o modelo do canhão e uma das pinturas mais famosas do mundo, a Monalisa.

[pic 3]

[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (160.2 Kb)   docx (291.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com