TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia Renascentista

Artigos Científicos: A Filosofia Renascentista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 7

Renascença

A renascença corresponde ao período de "renascimento" das letras e das arte como um todo, movimento este iniciado na Itália no Século 14, tendo alcançado seu auge no Século 16, influenciando todas os demais países da Europa.

Os termos Renascença ou Renascimento passaram a ser utilizados a partir do Século 15 para designar o retorno da cultura aos padrões clássicos.

O estudo da cultura clássica já constituía elemento de erudição entre os mais cultos homens da Idade Média e até entre a classe sacerdotal.

as figuras mitológicas pagãs eram utilizadas como elemento estético para finalidades morais e filosóficas.

O homem passou a ser o parâmetro do mundo (Humanismo).

A visão do homem sobre si mesmo modificou-se radicalmente pois, no período anterior, todos os campos do saber humano tendiam a voltar-se para as explicações teocêntricas.

o próprio homem toma-se como objeto de observação, ao mesmo tempo em que é o observador.

Grandes descobertas e invenções

Galileu Galilei, mesmo perseguido pela Igreja, afirmava não ser a Terra o centro de todo o universo.

A invenção da bússola e o aprimoramento das técnicas de navegação.

a pólvora, outrora utilizada meramente para a fabricação de fogos de artifício, passou a ser utilizada para fins militares.

Leonardo da Vinci, o gênio da Renascença

Leonardo di ser Piero da Vinci (Anchiano, 15 de Abril de 1452 — Cloux, Amboise, 2 de Maio de 1519)

- É considerado um dos maiores gênios da história da Humanidade.

- Na adolescência, Leonardo foi fortemente influenciado por duas grandes personalidades da época, Lourenço de Médici e o grande artista Andrea del Verrocchio.

- Leonardo da Vinci foi aquele que melhor personificou os padrões do homem renascentista, tendo sido pintor, escultor, arquiteto, cientista e músico.

- Leonardo também estudou escultura, arquitetura, óptica, perspectiva, música e até botânica.

- Realizou inúmeros experimentos científicos, entre eles os seus projetos de engenharia, que assombraram sua época.

- Estudos em ciências e engenhosas criações, registrados em cadernos incluem umas 13 000 páginas de notas e desenhos que fundem arte e ciência.

- No desenho, era um mestre da perspectiva.

- Suas obras mais conhecidas são o afresco " A Última Ceia", pintado diretamente no refeitório da Igreja Santa Maria delle Grazie, em Milão, e o Retrato de Lisa del Giocondo, a La Gioconda (dita a Mona Lisa), que ele demorou três anos para terminar.

-"insere" o observador no espaço representado no desenho. anteriormente, em que a idéia da onisciência de Deus fornecia parâmetros como ponto de vista.

-A representação do ponto de vista da onisciência resultava em figuras planas, sem profundidade espacial.

-Morreu em Cloux, França, e de acordo com o seu desejo, sessenta mendigos seguiram seu caixão. Leonardo da Vinci foi enterrado na Capela de São Hubert no Castelo de Amboise.

Declínio do feudalismo

A sociedade feudal, a partir da Renascença, teve seus mercados alterados através do nascimento de uma burguesia urbana, que revolucionava os padrões então vigentes na produção.

Os centros urbanos se multiplicaram a partir do desenvolvimento das atividades comerciais, substituindo paulatinamente os antigos feudos.

A filosofia na idade média

Na Idade Média o pensamento clássico foi bem conhecido e valorizado. No entanto, tal conhecimento e valorização diziam respeito aos maiores filósofos gregos, em especial a Platão e a Aristóteles.

entre a classicidade e a Renascença, medeiam quinze séculos

após o aparecimento da Cruz, já não é mais possível o retorno à serenidade clássica de Aristóteles ou ao ascetismo imanentista dos estóicos.

Na Renascença são representadas, mais ou menos, todas as escolas filosóficas antigas: o platonismo, o aristotelismo, o estoicismo, o epicurismo, o ceticismo e o ecletismo.

Platonismo renascentista

Um dos ídolos da Renascença é Platão: artista e dialético, teórico do amor e da beleza, iniciador da ciência matemática da natureza.

Em 1404 Leonardo Bruni aretino (1369-1440) publicava a primeira tradução parcial de Platão, iniciando, destarte, a renascença platônica.

Em 1429 o camaldulense frei Ambrósio Traversari, de volta de Constantinopla, levava para a Itália o conjunto completo dos escritos platônicos.

Concílio de Florença (1439) deu um impulso decisivo aos estudos platônicos na Itália, bem como aos estudos aristotélicos e dos filósofos clássicos, em geral.

Gemistos Pleton (1355-1450), autor da obra Sobre a Diferença da Filosofia Platônica e Aristotélica, que, realmente, é uma polêmica antiaristotélica.

Esse escrito provocou uma resposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com