TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MEMÓRIAS DO RIO GRANJEIRO: ALTERAÇÃO DA PAISAGEM E IMPACTOS AMBIENTAIS NO CRATO - CE, NO SÉCULO XX

Por:   •  20/4/2020  •  Artigo  •  6.897 Palavras (28 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA

DERPATAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE HISTÓRIA

AS MEMÓRIAS DO RIO GRANJEIRO: ALTERAÇÃO DA PAISAGEM E IMPACTOS AMBIENTAIS NO CRATO - CE, NO SÉCULO XX

Naiara de Oliveira Silva

 

Crato-CE

 2013

RESUMO

O tema deste trabalho é a história ambiental tal qual se pode contar sobre o Rio Granjeiro. O objeto da pesquisa é o rio granjeiro e as transformações que ele sofreu ao longo da história, sua importância para a cidade de Crato, num recorte de 52 anos, desde a década de 1950. O objetivo geral do trabalho é o de refletir sobre as interferências mútuas existentes no Rio Granjeiro, na cidade do Crato de um ponto de vista histórico-ambiental. Neste trabalho se procurou avançar em relação a consciência ambiental e identificar numa perspectiva histórica alguns dos obstáculos ao desenvolvimento de ações de preservação e desenvolviemtno do meio ambiente, e do uso racional dos recursos da região.

Palavras-chave: Crato. Rio Granjeiro. Nordeste. Poluição.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        05

CAPITULO 1  A HISTÓRIA AMBIENTAL        07

1.1. BASES TEORICAS DA HISTORIA AMBIENTAL        07

1.2. A REGIÃO DO CARIRI E O RIO GRANJEIRO: PROBLEMÁTICA        09

CAPITULO 2. A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE DO CRATO NA

DEGRADAÇÃO DO RIO GRANJEIRO.        14

2.1. A VIDA URBANA EM CRATO        14

2.2. A CIDADE E O RIO        17

2.3. A CIDADE        20

2.4. O RIO GRANJEIRO        23

CONSIDERAÇÕES FINAIS        26

REFERENCIAS        28

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1. A REGIÃO E A CIDADE DE CRATO, CE        13

FIGURA 2. O RIO GRANJEIRO. 1930        16

FIGURA 3. PARTE DO RIO GRANJEIRO QUE CORTA A CIDADE DE CRATO.        17

FIGURA 4. CANAL DO RIO GRANJEIRO. 2011        19

FIGURA 5. CANAL DO RIO GRANJEIRO.  2012.        19

FIGURA 6. CIDADE DE CRATO        21

FIGURA 7. PAISAGEM URBANA, CRATO, CE        22

FIGURA 8. IGREJA, CIDADE DE CARTO, CE        22

INTRODUÇÃO

        O tema deste trabalho é a história ambiental tal qual se pode contar sobre o Rio Granjeiro. O objeto da pesquisa é o rio granjeiro e as transformações que ele sofreu ao longo da história, sua importância para a cidade de Crato, num recorte de 52 anos, desde a década de 1950.

         Atualmente o quadro do rio granjeiro é caótico para a população cratense, pois o mesmo se encontra totalmente poluído, devido de maneira irracional e irresponsável por partes de alguns agentes da sociedade, onde trouxe uma série de risco á população. A possibilidade de contribuir, ainda que de forma incipiente, para que, em um futuro próximo, o nível de desenvolvimento socioeconômico de um povo tenha como pressupostos a preservação da natureza e o desenvolvimento sustentável.

        Dessa forma, o estudo da recuperação e degradação, do Rio Granjeiro importa, enquanto bolsista do PIBID, em uma oportunidade impar de satisfação pessoal, e, ao mesmo tempo, de contribuição para a construção desse novo projeto de desenvolvimento, no qual o meio ambiente equilibrando é condição indispensável.

        O estudo da História Ambiental se apresenta como uma nova perspectiva que busca entender a natureza, que adquiriu uma grande importância nas ultimas décadas, é um campo novo para os historiadores do Brasil onde traz um novo objeto de estudo para os historiadores, que será abordagem dos problemas enfrentados pelas sociedades contemporâneas, que são as mudanças nas relações sócias ao logo do tempo e quais as formas de interação da sociedade humana com o mundo natural.

        A História Ambiental e de suma importância para garantir o futuro da humanidade e ao mesmo tempo em que possibilita aos historiadores mais oportunidades de explorar um novo campo de pesquisa e de trabalhar em expansão. Nesse sentido, o trabalho dedica o primeiro capítulo ao entendimento de como se iniciou a história ambiental no meio acadêmico, quais forças a estruturam e qual a importância dela para os problemas que se quer abordar.

        O objetivo geral do trabalho é o de refletir sobre as interferências mútuas existentes no Rio Granjeiro, na cidade do Crato de um ponto de vista histórico-ambiental.

        Como objetivos específicos se pretende :

        a) Analisar a participação da cidade do Crato na degradação do Rio Granjeiro.

        b) Compreender qual a relação do Rio Granjeiro com o ordenamento da cidade do Crato.

        c) Pesquisar que políticas públicas são direcionadas para o problema do rio atualmente.

A metodologia utilizada na pesquisa deve ser classificada como bibliográfica, pois ela se baseia na busca das fontes da pesquisa em livros, revistas e artigos especializados, matérias jornalísticas, trabalhos publicados e on-line.

 A maior parte desse material foi encontrado nas bibliotecas da cidade de Crato, principalmente na desta Universidade Regional do Cariri. Esse método de pesquisa foi de suma importância para uma melhor consistência teórica na explanação desse trabalho.

Por outro lado, as entrevistas embasaram a visão pragmática dos efeitos que a degradação e poluição do Rio causam no dia-a-dia das pessoas que são atingidas por esse problema. Embora, informalmente, tenham sido entrevistadas várias pessoas, foi colhida, oficialmente, apenas a de duas: a do Senhor Antonio Anselmo de Carvalho, morador desta cidade há 73 anos, cuja lembrança remonta aos tempos em que o Rio era ainda cercado da vegetação nativa, e da Senhora Maria do Rosário, residente, há vários anos, nas imediações do canal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.4 Kb)   pdf (856 Kb)   docx (669.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com